Há 100 gravuras de Picasso a chegar à Baixa do Porto

«Faune dévoilant une Femme», Pablo Picasso, 1936. Fotografia: DR
O Palácio das Artes recebe, a partir de 30 de maio, «Pablo Picasso. Suite Vollard», uma coleção de 100 gravuras desenhadas pelo artista espanhol entre 1930 e 1937. É a primeira vez que a exposição está em Portugal.

A coleção de gravuras foi criada para o marchand de arte Ambroise Vollard, desaparecido, em 1939, num acidente de viação, o que adiou durante anos a sua exibição ao público. É tida como uma das mais importantes do século XX, detida somente por alguns museus no mundo, como o MOMA, em Nova Iorque, ou o Museu Nacional de Pablo Picasso, em Paris.

A casa de vinho do porto Taylor’s e o Museu da Misericórdia do Porto juntam-se para trazer a Portugal a coleção, que pertence à Fundação Mapfre e chega ao Porto pela mão da comissária de arte Charlotte Crapts.

«Minotaure aveugle guidé par une Fillette dans la Nuit», Pablo Picasso, 1934.
Fotografia: DR

«É um enorme privilégio trazer esta exposição de um artista universal, promovendo a arte no Porto e valorizando a cidade como destino turístico. Acreditamos que a ligação das pessoas com a nossa cidade, com seus expoentes culturais e patrimoniais, entre os quais o vinho do porto, é fundamental e sai reforçada com esta associação virtuosa com um dos seus ex-libris», afirmou Adrian Bridge, diretor geral da Taylor’s e organizador da exposição.

Já António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, frisou o orgulho que é, para a instituição, surgir associada à iniciativa, quatro anos após ter inaugurado o seu museu, MMIPO. «Nome grande da pintura do século XX, [Picasso] evidencia como a nossa instituição sabe compreender os tempos e inovar num momento que comemora 520 anos. Será, pois, um momento de celebração com o Porto, com quem cá vive e com quem nos visita», referiu.

A exposição poderá ser visitada até ao dia 11 de setembro. O bilhete custa 10 euros, valor que desce para metade no caso dos estudantes e dos jovens dos 12 aos 17 anos. Crianças até aos 12 anos têm entrada livre. No final, e sem pagar mais por isso, os visitantes adultos são convidados a saborear um cálice de vinho do porto no Taylor’s Lounge, um espaço adjacente às salas da exposição.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Largo São Domingos, 19, Porto
Telefone
222023876


GPS
Latitude : 41.1427393
Longitude : -8.614943400000016

Leia também:

Maia: fim de semana de gastronomia e arte contemporânea
Gaia: há uma nova exposição para ver na Bienal de Arte
Porto: há vida nova no Largo de São Domingos




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend