1. Celebrar os 8 anos do Turismo Industrial de São João da Madeira com visitas grátis
O oitavo aniversário do Turismo Industrial de São João da Madeira é celebrado com visitas guiadas e gratuitas aos circuitos do património industrial da cidade, em jeito de antecipação do fim de semana. Entre esta quarta-feira e a próxima sexta, os visitantes podem conhecer empresas como a Viarco, a Heliotextil e a Bulhosas, bem como os museus da Chapelaria e do Calçado.
2. Descobrir as ligações entre o Porto e a fotografia pela mão de um historiador
“Porto, Um percurso de (Cumpli)Cidade com Bresson, Biel e Paz dos Reis” é o tema da visita guiada que o historiador Joel Cleto orienta, no sábado, das 15h às 17h30, a propósito da exposição “Henri Cartier-Bresson: Retratos”, patente no Edifício da Alfândega do Porto. O ponto de encontro é no Mercado do Bolhão (entrada pela Rua Formosa), e o trajeto estende-se até Miragaia, já que esses foram lugares captados pela lente daquele fotógrafo francês.
Na ocasião serão lembrados, ainda, alguns dos pioneiros da fotografia portuense. A visita abrange o Palácio do Conde de Bolhão e a sua relação com Emílio Biel; a Praça da Liberdade e Carmelitas/Livraria Lello, espaços de evocação de Aurélio Paz dos Reis; e a Cordoaria/Centro Português de Fotografia. As inscrições, que têm um custo de 15 euros por pessoa, devem ser feitas por e-mail ([email protected]).
3. Assistir à apresentação do novo livro de Rui Zink (com entrevista ao vivo)
O escritor e professor universitário Rui Zink é o primeiro convidado de 2020 do “Porto de Encontro”, um ciclo de conversas com escritores promovido, mensalmente, pela Porto Editora, e moderado por Sérgio Almeida, jornalista do JN. A iniciativa decorre no sábado, às 17h, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, e tem entrada livre.
Nessa ocasião, será apresentado o novo livro de Zink, “O avô tem uma borracha na cabeça”, com ilustrações de Paula Delecave, que também estará presente. A sessão conta com a participação especial de Manuela Ribeiro, da organização do Festival Literário Correntes D’Escritas, e leituras de Carlota Castro.
4. Combinar cerveja com produtos transmontanos numa pop-up kitchen
A Colossus Craft Beer, no Porto, recebe, no sábado, a Pop-up Kitchen by Traz Montes, uma loja de produtos transmontanos aberta, recentemente, na Rua do Bonjardim, que terá a seu cargo a comida. Quem aparecer pode contar com pastéis de Chaves, toscos (pastéis vegetarianos), tostas de presunto ou vegetariana, tudo para acompanhar com cervejas. Neste momento, à pressão, há três: a Brava Blonde Ale; a ImaginaryPumpkinCoffee IPA, uma experiência sazonal bem-sucedida; e a Devil’sSpicyTongue, uma edição limitada feita especialmente para o Halloween. A entrada é livre.
5. Fazer uma oficina de prova de infusões de inverno
No decorrer de uma oficina de duas horas, no sábado, no Cantinho das Aromáticas, em Gaia, vão ser explicadas as diferenças entre chá, infusão e tisana; os elementos chave para a correta preparação de uma infusão; e quais as infusões e tisanas mais adequadas para o inverno. No final, os participantes têm oportunidade de experimentar algumas das melhores infusões e tisanas do Cantinho das Aromáticas, premiadas internacionalmente. O acesso é livre, mas sujeito a inscrição ([email protected]).
6. Apreciar ilustrações na exposição 20 Anos de Cor(ação)
Até 28 de janeiro, estão em exposição, no átrio da entrada da Câmara Municipal e na Biblioteca Municipal de Valongo, 120 ilustrações da ilustradora e artista plástica Carla Monteiro, de livros já publicados e de outros que, eventualmente, serão lançados em formato físico.
Os trabalhos realizados, com influências da cultura africana, são essencialmente em técnicas mistas, como lápis de cor e aguarela, e com frequência, carimbos feitos de batata. Entre eles, contam-se imagens compostas em painéis, que ensinam sobre a anatomia e a vida da abelha e gafanhoto; remetem para a Lenda de S. João do Sobrado; ou apresentam mulheres como Malala ou Beatriz Costa.
7. Explorar a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio com os miúdos
No domingo, às 11h, a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, na zona da Boavista, recebe mais uma atividade de vivência dos museus municipais. “Explora o Museu! Paisagens dos Sentidos/Sentidos da Paisagem” é uma oficina de construção de paisagens tácteis que parte das obras em exposição e da exploração dos sentidos, fazendo ainda uso das memórias. A atividade, orientada por Rafael Fernandes e Mariana Bacelar, destina-se a famílias, incluindo crianças com pelo menos 3 anos. A participação é gratuita, mas requer inscrição através do endereço de email [email protected].
Longitude : -8.621709399999986
Longitude : -8.64512549999995
Longitude : -8.602429700000016
Longitude : -8.625516699999935