Grande Porto: 7 sugestões para animar o fim de semana

Miragaia foi um dos cenários captados pela lente de Cartier-Bresson, e neste sábado é parte de uma visita-guiada tendo como tema a fotografia. Fotografia: Leonel de Castro/GI
Os dias frios não têm de ser passados em casa. Há muito para fazer no Porto e arredores, neste fim de semana, mesmo sem gastar dinheiro: assistir à apresentação de um livro, com direito a entrevista ao autor; explorar uma casa-museu com as crianças, a pretexto de uma oficina; ou fazer turismo industrial em casas históricas, como a Viarco. Outras propostas envolvem fotografia, caminhadas, cervejas e petiscos transmontanos.

1. Celebrar os 8 anos do Turismo Industrial de São João da Madeira com visitas grátis

A Viarco é uma das empresas integradas no roteiro de visitas guiadas.
Fotografia: André Gouveia/Global Imagens

O oitavo aniversário do Turismo Industrial de São João da Madeira é celebrado com visitas guiadas e gratuitas aos circuitos do património industrial da cidade, em jeito de antecipação do fim de semana. Entre esta quarta-feira e a próxima sexta, os visitantes podem conhecer empresas como a Viarco, a Heliotextil e a Bulhosas, bem como os museus da Chapelaria e do Calçado.

2. Descobrir as ligações entre o Porto e a fotografia pela mão de um historiador

Miragaia é um dos locais integrados no passeio.
Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

“Porto, Um percurso de (Cumpli)Cidade com Bresson, Biel e Paz dos Reis” é o tema da visita guiada que o historiador Joel Cleto orienta, no sábado, das 15h às 17h30, a propósito da exposição “Henri Cartier-Bresson: Retratos”, patente no Edifício da Alfândega do Porto. O ponto de encontro é no Mercado do Bolhão (entrada pela Rua Formosa), e o trajeto estende-se até Miragaia, já que esses foram lugares captados pela lente daquele fotógrafo francês.

Na ocasião serão lembrados, ainda, alguns dos pioneiros da fotografia portuense. A visita abrange o Palácio do Conde de Bolhão e a sua relação com Emílio Biel; a Praça da Liberdade e Carmelitas/Livraria Lello, espaços de evocação de Aurélio Paz dos Reis; e a Cordoaria/Centro Português de Fotografia. As inscrições, que têm um custo de 15 euros por pessoa, devem ser feitas por e-mail ([email protected]).

3. Assistir à apresentação do novo livro de Rui Zink (com entrevista ao vivo)

Rui Zink protagoniza a primeira sessão deste ano do ciclo literário “Porto de Encontro”.
Fotografia: Artur Machado / Global Imagens

O escritor e professor universitário Rui Zink é o primeiro convidado de 2020 do “Porto de Encontro”, um ciclo de conversas com escritores promovido, mensalmente, pela Porto Editora, e moderado por Sérgio Almeida, jornalista do JN. A iniciativa decorre no sábado, às 17h, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, e tem entrada livre.

Nessa ocasião, será apresentado o novo livro de Zink, “O avô tem uma borracha na cabeça”, com ilustrações de Paula Delecave, que também estará presente. A sessão conta com a participação especial de Manuela Ribeiro, da organização do Festival Literário Correntes D’Escritas, e leituras de Carlota Castro.

4. Combinar cerveja com produtos transmontanos numa pop-up kitchen

Pop-up Kitchen by Traz Montes, na Colossus Craft Beer, é já no sábado.
Fotografia: Rui Oliveira/GI

A Colossus Craft Beer, no Porto, recebe, no sábado, a Pop-up Kitchen by Traz Montes, uma loja de produtos transmontanos aberta, recentemente, na Rua do Bonjardim, que terá a seu cargo a comida. Quem aparecer pode contar com pastéis de Chaves, toscos (pastéis vegetarianos), tostas de presunto ou vegetariana, tudo para acompanhar com cervejas. Neste momento, à pressão, há três: a Brava Blonde Ale; a ImaginaryPumpkinCoffee IPA, uma experiência sazonal bem-sucedida; e a Devil’sSpicyTongue, uma edição limitada feita especialmente para o Halloween. A entrada é livre.

5. Fazer uma oficina de prova de infusões de inverno

O Cantinho das Aromáticas, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.
Fotografia: DR

No decorrer de uma oficina de duas horas, no sábado, no Cantinho das Aromáticas, em Gaia, vão ser explicadas as diferenças entre chá, infusão e tisana; os elementos chave para a correta preparação de uma infusão; e quais as infusões e tisanas mais adequadas para o inverno. No final, os participantes têm oportunidade de experimentar algumas das melhores infusões e tisanas do Cantinho das Aromáticas, premiadas internacionalmente. O acesso é livre, mas sujeito a inscrição ([email protected]).

6. Apreciar ilustrações na exposição 20 Anos de Cor(ação)

Uma das ilustrações de Carla Monteiro. (DR)

Até 28 de janeiro, estão em exposição, no átrio da entrada da Câmara Municipal e na Biblioteca Municipal de Valongo, 120 ilustrações da ilustradora e artista plástica Carla Monteiro, de livros já publicados e de outros que, eventualmente, serão lançados em formato físico.

Os trabalhos realizados, com influências da cultura africana, são essencialmente em técnicas mistas, como lápis de cor e aguarela, e com frequência, carimbos feitos de batata. Entre eles, contam-se imagens compostas em painéis, que ensinam sobre a anatomia e a vida da abelha e gafanhoto; remetem para a Lenda de S. João do Sobrado; ou apresentam mulheres como Malala ou Beatriz Costa.

7. Explorar a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio com os miúdos

A Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio acolhe uma oficina para famílias.
Fotografia: Artur Machado/GI

No domingo, às 11h, a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, na zona da Boavista, recebe mais uma atividade de vivência dos museus municipais. Explora o Museu! Paisagens dos Sentidos/Sentidos da Paisagem” é uma oficina de construção de paisagens tácteis que parte das obras em exposição e da exploração dos sentidos, fazendo ainda uso das memórias. A atividade, orientada por Rafael Fernandes e Mariana Bacelar, destina-se a famílias, incluindo crianças com pelo menos 3 anos. A participação é gratuita, mas requer inscrição através do endereço de email [email protected].

Morada
Rua Nova da Alfândega – Edifício da Alfândega, Porto (Miragaia)
Telefone
223403000


GPS
Latitude : 41.1430389
Longitude : -8.621709399999986
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Meiral, 508 (Canidelo), Vila Nova de Gaia
Telefone
227710301/912260714
Horário
Segunda a sexta, das 09h às 18h; sábado abre às 9h30. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 41.1253474
Longitude : -8.64512549999995
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Dom João IV, 679, Porto
Telefone
224912102
Horário
Das 18h00 às 00h00. Encerra de domingo a terça.


GPS
Latitude : 41.1526387
Longitude : -8.602429700000016
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Nossa Senhora de Fátima, 299, Porto (Boavista), Porto
Telefone
226066568
Horário
Das 10h00 às 17h30. Encerra segunda-feira e feriados.


GPS
Latitude : 41.1593777
Longitude : -8.625516699999935
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend