Fim de semana a Norte: 6 pretextos para sair de casa no Grande Porto

Exposições, francesinhas, magustos e uma cerveja original são alguns dos pretextos para sair de casa este fim de semana. (Fotografia: DR)
Exposições, francesinhas, magustos e uma cerveja original são alguns dos pretextos para sair de casa este fim de semana e aproveitar o que a cidade tem para oferecer. Quem preferir um passeio mais longo também encontra o que fazer nas cidades ao redor.

1 | Comer castanhas e ver exposições no Quarteirão das Artes

Na tarde de sábado, dia 9, as galerias do Quarteirão de Miguel Bombarda abrem as portas para o último ciclo de inaugurações simultâneas do ano. Além das novas exposições de arte contemporânea, com visitas guiadas, a tarde vai contar ainda com um concerto, dois DJ sets, duas oficinas e um magusto, com tudo a que se tem direito. Em caso de chuva as atividades ao ar livre poderão ser canceladas.

O último ciclo de inaugurações simultâneas de 2019 acontece este sábado. (Fotografia: DR)

 

2 | Ouvir música tradicional portuguesa e da Galiza em Santo Tirso

Música, dança e oficinas compõem o programa da 13ª edição do Palheta Bendita, uma iniciativa dedicada à música tradicional portuguesa, e que este ano acolhe também a sonoridades típicas da Galiza. O evento arranca sexta-feira com o concerto dos galegos Óscar Fernándes e Sérgio Cobos, no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso. Na tarde de sábado, a Fábrica de Santo Thyrso recebe uma feira com mais de 20 construtores de instrumentos portugueses e galegos, e no domingo é dia de magusto, com castanhas, vinho e folclore.

A Fábrica de Santo Thyrso vai receber uma feira com mais de 20 construtores de instrumentos tradicionais. (Fotografia: DR)

 

3 | Comer uma das melhores sanduíches do mundo

Já tinha sido considerada uma das 50 melhores sanduíches da Europa e agora integra também o top mundial. O website The Big 7 Traveler elegeu a francesinha do Café Santiago, no Porto, como uma das 50 melhores sanduíches do mundo, e decreveu-a como “verdadeiramente única”. A afamada fancesinha leva linguiça, bife ou salsicha fresca e é regada com molho de cerveja, além do ovo estrelado e das batatas fritas que a acompanham. Está disponível no Café Santiago, na Rua de Passos Manuel, e também na casa-irmã, instalada a 120 metros de distância, na Praça dos Poveiros.

Foi esta a francesinha premiada. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

 

4 | Visitar a exposição de Henri Cartier-Bresson na Alfândega do Porto

Marilyn Monroe, Coco Chanel, Pablo Picasso, Simone de Beauvoir, Robert Kennedy e Martin Luther King são algumas das figuras captadas pela lente do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson. Os retratos dessas e de outras personalidades podem ser admirados até 12 de abril no edifício da Alfândega do Porto. Saiba mais sobre esta exposição aqui.

 

5 | Provar a 1ª cerveja com mandioca de Portugal

A Cerveja D’os Diabos e o DJ Farofa juntaram forças para criar uma cerveja inspirada na Cauim, uma bebida alcoólica tradicional dos povos nativos brasileiros, feita a partir da fermentação de mandioca. Assim nasceu a Farofa D’os Diabos, uma American Pale Ale feita com mandioca, e que é apresentada esta sexta-feira na Catraio – Craft Beer Shop, a partir das 18h.

O lançamento da Farofa D’os Diabos acontece esta sexta-feira na Catraio – Craft Beer Shop. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

 

6 | Ver as fotografias premiadas do World Press Photo 2019

Até dia 23 de novembro, o Fórum da Maia acolhe uma das mais conceituadas exposições de fotografia, a World Press Photo 2019. A mostra resulta do concurso homónimo ao qual concorreram 78 801 imagens de mais de 4 mil fotógrafos oriundos de 129 países. A fotografia do ano, captada em junho, pertence a John Moore e mostra uma criança a chorar quando ela e a mãe, oriundas das Honduras, estavam a ser levadas sob custódia por oficiais da fronteira dos EUA.

Exposição World Press Photo 2018 no Fórum da Maia. (Fotografia: Igor Martins/GI)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend