O novo livro de Jamie Oliver tem receitas vegetarianas para todos

No livro "VEG", o chef britânico sugere receitas vegetarianas saborosas e fáceis de fazer. Fotografia: DR
O novo livro do chef britânico Jamie Oliver reúne mais de 140 receitas vegetarianas pensadas para quem dispensa carne e peixe, mas também para quem quer reduzir o consumo de proteína animal ou, simplesmente, variar a ementa lá de casa.

Legumes, frutas, ervas aromáticas, especiarias, leguminosas e sementes são os protagonistas das mais de 140 receitas que Jamie Oliver partilha no seu novo livro, “VEG”. A obra mais recente do chef britânico é dedicada à cozinha vegetariana, que já constava de títulos anteriores, mas limitada a um capítulo. Desta vez, as receitas assentes em vegetais compõem todo um volume generoso, de capa dura e com um ar fresco, que vem das fotografias vibrantes e do recurso ao amarelo vivo para dividir os 12 capítulos com propostas fáceis de executar, saborosas e saciantes.

Sopa de cherovia
Fotografia: DR

Os pratos que o autor aqui sugere foram inspirados em tradições gastronómicas do Mundo inteiro e em encontros com chefs vegetarianos. “VEG” ensina a fazer caris e guisados, pratos de forno, hambúrgueres, tartes, empadões, sopas e até brunch, provando a versatilidade dos legumes e plantas que usamos tantas vezes da mesma forma, cristalizados que estão os nossos hábitos. As receitas são descritas de maneira simples e acompanhadas por informação nutricional. No fim, há várias dicas e sugestões, por exemplo, para intensificar os sabores.

Quando decidiu criar este livro, o chef britânico teve em consideração o crescente número de pessoas que se cinge aos pratos vegetarianos ou deseja aumentar o seu consumo, seja por motivos de saúde, ética ou preocupação ambiental. Ele mesmo procura fazer refeições à base de vegetais, em família, pelo menos três vezes por semana, e sublinha que comida boa é comida boa, sem necessidade de rótulos. Também lembra que os nossos avós e bisavós punham no prato, justamente, mais vegetais e menos carne.

Jamie Oliver começou a cozinhar aos 8 anos, no Cricketers, o pub que os pais tinham em Clavering, no Essex, e não parou mais. Já soma 16 anos de experiência na televisão (começou com o programa “The Naked Chef”) e na edição de livros de cozinha (16, até à data); tem canais no YouTube, aplicações móveis e uma revista de culinária (Jamie Magazine), entre outros projetos.

“VEG”, Jamie Oliver
Porto Editora
312 páginas
PVP: 24,50 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend