Esta semana passeámos por estuários e moinhos recuperados

Esta semana passeámos por estuários e moinhos recuperados
(Fotografia: Pedro Granadeiro/Gl)
Caminhadas no estuário do Cávado, visitas a moinhos recuperados em Jancido e petiscos na baixa lisboeta foram algumas das atividades que ocuparam o fim de semana da equipa da Evasões.

Esta semana fui… aos moinhos de Jancido
[Dora Mota]
Gondomar tem-se revelado para mim uma caixinha de surpresas e voltou a revelar-se quando, este fim de semana, percorri uma parte do trilho dos moinhos de Jancido, na foz do Sousa. A criação deste trilho, e toda a possibilidade de usufruto daquele território na margem do rio Sousa, é o resultado do trabalho de um conjunto de pessoas da terra. Dedicaram-se a cuidar da floresta, a criar acessos e a restaurar os moinhos, que podem ser visitados. O lugar é de uma beleza surpreendente e de lá trouxe uma história para contar.

Os moinhos de água de Jancido. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Gl)

 

Esta semana fui… caminhar em Ofir
[Paula Ferreira]
É uma estrutura em madeira, literalmente sobre a água, no estuário do Cávado, com a restinga a fazer barreira como o mar, que ali bem perto ameaça as torres de Ofir, protegidas por um esporão e por estruturas de lona cheias de areia. O melhor é abstrair-nos dessa ameaça e usufruir da presença dos pássaros que escolheram o belo estuário para viver ou passar o inverno. O passeio acaba pelo interior do pinhal Ofir, onde se podem encontrar alguns exemplos da melhor arquitetura modernista, como uma moradia projetada por Fernando Távora.

 

Esta semana fui… comer e beber, do Chiado à Bica
[André Rosa]
No Chiado, em Lisboa, abriu em dezembro o The Museum, um restaurante temporário de um chef francês que revisita a alta gastronomia com uma equipa internacional. Depois de lá jantar, deu tempo para conhecer ainda o hotel e a galeria The Art Gate, onde o restaurante funciona. Segui até ao Palácio Chiado, uns quarteirões abaixo, para beber um copo, e acabei a noite na nova Musa da Bica, a petiscar uma katsu sando (sande de pluma de porco com molho kimchi em pão brioche), com cerveja artesanal. O centro continua vibrante, tanto para estrangeiros como para portugueses.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend