Loja de produtos ecológicos faz entregas grátis em Vila do Conde

Patrícia Azevedo, mentora da Green Diamond, na loja, que entretanto passou a operar apenas online. Fotografia: Artur Machado / Global Imagens
Chama-se Green Diamond e, até há pouco tempo, ocupava o primeiro andar de uma casa antiga, na Rua do Lidador. Patrícia Azevedo continua a vender a sua seleção de produtos naturais e biológicos, ecológicos, sem crueldade animal, muitos deles vegan, alguns tendo em vista o desperdício zero - mas agora exclusivamente online. Os artigos são enviados por correio, para todo o país, podendo ser entregues em mão, na zona de Vila do Conde, de forma gratuita.

No cartão-de-visita da loja figura uma lista de ingredientes a evitar na hora de comprar cosméticos, por terem características nocivas para o corpo e para o planeta, e isso diz logo muito da missão da Green Diamond, empenhada em promover um consumo consciente. Os artigos que Patrícia Azevedo vende carecem de bastante explicação, até porque é preciso perceber as certificações e aprender a ler rótulos, exemplifica, lembrando: “Há muitas coisas ditas verdes que de verdes têm muito pouco”.

Fotografia: Artur Machado / Global Imagens

“Tudo o que está aqui eu experimentei. É uma seleção pessoal”, garante a mentora do projeto. Patrícia, que era professora de artes plásticas no primeiro ciclo, estava desempregada quando decidiu participar num concurso em que ficou em segundo lugar. O objetivo era fazer um blogue sobre cosmética natural e estilo de vida, mas no fim de 2017 abriu uma loja pop-up no mercado, em Vila do Conde. No ano seguinte, decidiu criar um espaço físico em permanência. E, no passado mês de maio, anunciou, na página do Facebook da Green Diamond, que a loja passa a funcionar somente online, com envios para todo o país e entregas em mão localmente.

Fotografia: Artur Machado / Global Imagens

A oferta é muito abrangente e compreende desde produtos de higiene e beleza – como champôs sólidos, sabão dentário, desodorizante em tubo, copos menstruais… – até óleos essenciais biológicos. É tudo fruto de um trajeto pessoal que passou pelo reencontro com a natureza e por escolhas progressivamente mais conscientes, rumo ao minimalismo. Hoje, Patrícia é formada em Aromaterapia e Medicina Natural e procura partilhar aquilo que foi aprendendo – sem extremismos, porque há produtos para as várias etapas do caminho: por exemplo, tanto tem pasta de dentes em tubo de plástico como da gama desperdício zero.

Fotografia: Artur Machado / Global Imagens

Fotografia: Artur Machado / Global Imagens

A Green Diamond procura envolver-se em projetos de apoio à comunidade. Não é por acaso que, na publicação que anuncia a passagem a loja virtual, é referido que continua a recolha de livros para a associação ambiental de Mindelo, entre outros projetos. Tal como já antes se apelara para a ajuda a sem-abrigo ou a animais. Os workshops também devem continuar, ao abrigo de parcerias locais.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend