Escapar para comer e beber no Algarve e no Alentejo

Casa Relvas, em Évora.
Este ano a Rota do Petisco passa por 292 estabelecimentos aderentes em 11 municípios, de Odeceixe a Cabanas de Tavira. Um convite a rumar ao Algarve na época baixa, sem que falte o que ver e fazer. Em Évora, conhecer a adega e os vinhos Casa Relvas pode ser o pretexto para um dia diferente nos arredores da cidade.

Petiscos algarvios, com toques de chef ou típicos de vários países do mundo vão ser servidos até ao dia 10 de outubro durante a 11.ª edição da Rota do Petisco, que decorre em 292 estabelecimentos de restauração em 11 concelhos algarvios. São eles Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira.

O modelo de participação repete-se: para saberem onde ir e terem acesso aos menus (petisco ou doce), os participantes devem comprar um passaporte, por 1,50 euros, para ir carimbando a passagem pelos diferentes estabelecimentos. No final, podem ganhar prémios. Cada menu normal (petisco e bebida) custa 3 euros e o menu Doce (sobremesa e bebida) custa 2 euros.

O melhor será fazer o périplo gastronómico de carro, para ter mais liberdade de movimentos a partir de um ponto de estadia. A Aldeia da Pedralva, antiga aldeia rural fortemente desertificada e recuperada com 26 casas abertas ao turismo ativo, pode ser uma boa opção. As casas – com um, dois ou três quartos – conseguem acomodar até oito pessoas e estão equipadas com kitchenette, área de estar e zona de refeições. Algumas têm também terraço exterior.

De momento, o alojamento tem uma campanha em que oferece um passeio de burro para duas pessoas com piquenique, na reserva de duas noites, com hipótese de incluir pequeno-almoço.

Fortaleza de Sagres.
(Leonardo Negrão / Global Imagens)

Visitar

Fortaleza de Sagres
Localizada a 20 minutos de carro de Vila do Bispo num promontório natural, a Fortaleza de Sagres é um lugar que vale a pena visitar, pela história e pela paisagem atlântica. A fortificação remete para os tempos em que a defesa da costa portuguesa contra os ataques de corsários era decisiva.

Cabo de São Vicente
O Cabo de São Vicente é o extremo sudoeste do continente europeu. Os romanos chamavam-lhe o Promontorium Sacrum em honra do deus Saturno. Além de ter um museu visitável, é lugar privilegiado para assistir ao pôr do sol e às vagas marítimas quebrarem-se na costa.

Passear

Passeios de jipe
O turismo de aldeia pode organizar vários programas para os hóspedes se entreterem. Um deles são os passeios de jipe pela costa oeste/Sagres, por Monchique ou fora da estrada, e que podem ser conjugados com o pôr do sol, por exemplo. Experiência a partir de 38 euros por adulto.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Das vinhas às nuvens, em Évora

Conhecer a adega e os vinhos Casa Relvas pode ser o pretexto para um dia diferente nos arredores da cidade. Além de dormir e comer bem, Évora também permite ver as vinhas do céu, a bordo de um avião.

Imersa na paisagem da planície alentejana e limitada pela aldeia de São Miguel de Machede e pela ribeira do Pardiela, a Herdade da Pimenta é o endereço a colocar no GPS se o destino for o enoturismo da Casa Relvas. À chegada, é impossível não reparar no edifício sede, revestido em cortiça e finalista do Building of The Year pela Archdaily pela forma harmoniosa como foi enquadrado no terreno.

É aqui que se encontram os escritórios e atividades de enoturismo da Casa Relvas, projeto familiar fundado há 24 anos pelas mãos de Alexandre Relvas, que encontrou na Herdade de São Miguel a lembrança dos horizontes vastos das suas raízes africanas. Para conhecer esta história, nada como visitar a adega, que tem agora uma nova sala de provas. Os programas de visitas e provas vão dos 8 aos 50 euros por pessoa. Por um valor intermédio de 25 euros, por exemplo, pode-se fazer uma visita guiada à adega e provar cinco vinhos acompanhados de petiscos com fava frita, azeitonas, queijos e enchidos tradicionais, pão alentejano e azeite.

Admirar a paisagem das planícies dos arredores de Évora numa perspetiva aérea também é possível, para os mais aventureiros, com a Dream Air College. Em parceria com o hotel Moov, esta empresa sediada no aeródromo da cidade organiza a experiência “Piloto por um Dia”, que consiste em receber um briefing sobre os conceitos básicos da aeronáutica e ingressar num voo particular acompanhado por um profissional.

Ficar

Moov Évora
Este hotel de ambiente moderno e minimalista fica colado à Igreja das Mercês, no centro histórico de Évora. Tem 80 quartos de várias tipologias, um pátio arborizado onde se pode tomar o pequeno-almoço e fica a poucos minutos a pé do centro classificado como património mundial. Quarto duplo standard a partir de 40 euros/noite com pequeno-almoço.

Comer

Tasquinha do Oliveira
O cordeiro no forno é uma das especialidades de Carolina Oliveira, ela que, ao lado do marido Manuel há mais de 40 anos, assegura o leme da cozinha desta casa. De criações próprias, a cozinheira apresenta também um cremoso suflé de espinafres com camarão. O restaurante é pequeno e muito procurado, pelo que é melhor fazer reserva.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend