Desperdício zero: 5 livros com dicas e receitas práticas

A ativista ambiental Ana Milhazes lançou o livro "Vida Lixo Zero", assente na sua experiência. Fotografia: Gerardo Santos/GI
Ana Milhazes, autora do blogue “Ana, go slowly” e embaixadora do movimento Lixo Zero Portugal, usa a sua experiência para mostrar os benefícios de viver mais devagar e em respeito pelo ambiente. Está tudo no seu livro “Vida Lixo Zero”, que pode ser complementado com outras leituras. Não faltam dicas e receitas rumo ao desperdício zero.

Ana Milhazes é autora do blogue “Ana, go slowly”, embaixadora do movimento Lixo Zero Portugal, instrutora de ioga e formadora nas áreas do minimalismo e da sustentabilidade. Antes, trabalhava em tecnologias de informação, tinha um ritmo acelerado e uma certa fixação por compras. Até que lhe foram diagnosticados burnout e depressão. Em 2017, despediu-se, apostada em abrandar e reduzir ao máximo os resíduos produzidos no dia a dia. E hoje é a prova de que se pode mudar de estilo de vida, passo a passo, com ganhos para si e para o planeta. Está tudo explicado em “Vida Lixo Zero”, o livro que a ativista ambiental lançou em janeiro.

A obra divide-se em grandes áreas, como a casa ou a vida em sociedade, e aborda temas muito distintos – do consumo sustentável aos tempos livres, passando pelos animais de estimação, crianças, saúde ou economia de partilha. No fim de cada capítulo, há desafios que ajudam a alterar hábitos enraizados. Pode ser pedir um café sem pires, colher ou palheta de plástico, caso não se use açúcar; andar com um kit de talheres e garrafa reutilizável; comprar a granel; ou trocar roupa com familiares e amigos. Pelo caminho, Ana Milhazes partilha receitas caseiras de produtos de limpeza, higiene e beleza, e desfaz alguns mitos.

Os conselhos de Ana podem ser resumidos em cinco práticas começadas por “r”: recusar aquilo de que não precisamos; reduzir o que não podemos recusar; reutilizar; reciclar; e, por fim, decompor (em inglês, rot), fazendo a compostagem dos resíduos orgânicos. Uma das principais lições a retirar do livro – feito em papel reciclado, sem capa plastificada – é que o mais sustentável é o que já existe. “O foco deverá estar em continuar a usar aquilo que já temos, prolongando assim a vida útil dos objectos, sejam eles feitos ou não de plástico”, defende a autora, que não segue o novo acordo ortográfico.

Vida Lixo Zero, de Ana Milhazes
Contraponto Editores
224 páginas
PVP: 16,60 euros

Imagem: DR

Leituras complementares

Desperdício Zero, de Bea Johnson

A guru do zero waste

O The New York Times chamou à autora deste livro, editado em Portugal em 2016, “a sacerdotisa do estilo de vida sem desperdícios”, e é clara a influência que Bea Johnson tem exercido sobre terceiros, no que respeita ao tema. Ensina a eliminar o lixo da nossa vida, com base em cinco “erres”: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e decompor (em inglês, “rot”).

Editorial Presença
344 páginas
PVP: 19,90 euros

Imagem: DR

Desafio Zero, de Eunice Maia

Fundadora da Maria Granel partilha experiências

Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, a primeira zero waste store e mercearia biológica a granel do país, assina este livro, baseado no seu percurso – em tempos, também ela consumiu de forma excessiva. Inclui dicas para organizar a casa divisão a divisão, mas também para diminuir o desperdício na hora de ir às compras, cuidar dos animais ou organizar festas.

Manuscrito Editora
296 páginas
PVP: 19,90 euros

Imagem: DR

Saudável e Sem Desperdício, de Sara Oliveira

Reduzir a pegada ecológica começando pela comida

Conselhos para ter uma cozinha mais sustentável e produzir menos resíduos, armazenar e conservar alimentos ou fazer em vez de comprar. Eis um vislumbre do que se pode encontrar nesta obra, indicada para quem queira adotar um estilo de vida mais sustentável e reduzir a sua pegada ecológica, por exemplo, através da alimentação.

Casa das Letras
248 páginas
PVP: 17,90 euros

Imagem: DR

Desperdício Zero na Cozinha, de Alexandre Fernandes

Aproveitar talos e cascas de batatas

O nutricionista Alexandre Fernandes partilha aqui dezenas de receitas para aproveitar os alimentos na sua globalidade – incluindo partes que, muitas vezes, acabam no lixo, como as cascas das batatas ou os talos das couves. É uma forma de diminuir o desperdício, aproveitar toda a riqueza nutricional da comida e ainda poupar dinheiro.

Editorial Planeta
144 páginas
PVP: 14,41 euros

Imagem: DR

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend