Crianças em casa: Missão X desafia a treinar como um astronauta

A Missão X desafia os mais pequenos a treinar como um astronauta. (Fotografia: freepik)
Fazer cambalhotas espaciais, saltar para a Lua ou fazer um circuito de agilidade astro são algumas da atividades propostas pela Missão X. O programa apoiado pela Agência Espacial Europeia desafia os mais pequenos a ficar em forma como um astronauta, lembrando a importância do exercício físico e de uma alimentação saudável.

Exercitar o corpo e treinar como se estivesse a preparar-se para uma missão espacial é uma forma bem divertida de atrair as crianças para a atividade física, principalmente aqueles que sonham ser um astronauta. É isso que propõe a Missão X, um projeto educativo internacional apoiado pela Agência Espacial Europeia (ESA) em parceria com entidades nacionais, que completa este ano a sua 10ª edição.

O programa foi concebido para as aulas de Educação Física e de Ciências, de modo a sensibilizar os mais pequenos para a importância do exercício físico e de uma alimentação saudável, mas pode facilmente ser posto em prática em casa. A parte física da Missão X é composta por exercícios baseados no treino dos astronautas durante a preparação para as missões espaciais.

Por cá, o programa foi preparado pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e reúne atividades em que a coordenação, o equilíbrio, a força, resistência, agilidade e tempo de reação são algumas das aptidões postas à prova.

Os treinos e orientações para os exercícios estão disponíveis no site da Missão X e da Ciência Viva.

 

# Fazer um Passeio Espacial
Andar como um urso, de pés e mãos no chão, ao longo de 12 metros, ou caminhar à caranguejo são alguns dos exercícios deste passeio espacial, que contribuem para aumentar a força muscular e melhorar a coordenação da parte superior e inferior do corpo.

(Imagem: Missão X)

# Saltar para a Lua
Saltar à corda, quer seja parado ou em movimento, ajuda a manter os ossos fortes e a melhorar a resistência cardíaca e muscular. Na Terra, o peso do corpo sobre os ossos exerce uma tensão que ajuda a manter a resistência, mas no espaço, os astronautas não têm essa tensão e por isso correm o risco de enfraquecer a sua estrutura óssea. Assim, recorrem aos saltos à corda e a outros exercícios para ajudar a manter os ossos fortes.

(Imagem: Missão X)

# Circuito de Agilidade Astro
O objetivo deste exercício é completar um percurso de agilidade com a maior rapidez e precisão possível. Para criar o circuito basta colocar uma série de pinos ou outro tipo de obstáculos para contornar. O circuito de agilidade é utilizado para medir o equilíbrio, a habilidade com os pés e a resposta a mudanças de gravidade dos astronautas quando regressam à Terra depois de uma viagem no espaço.

(Imagem: Missão X)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend