Chá, artes manuais e cozinha: Museu do Oriente lança desafios às famílias

"O Culto do Chá", de Wenceslau de Moraes, é a obra de leitura recomendada pelo Museu do Oriente. (Fotografia: DR)
A leitura de uma obra sobre o culto do chá, um desafio criativo e uma receita são os desafios lançados pelo Museu do Oriente às famílias, nestes tempos de recolhimento.

O Museu do Oriente, em Lisboa, está de portas fechadas, mas não se fecha à cultura nem à criatividade. De tal maneira que lançou três desafios para ocupar as famílias que estão em casa em trabalho e com crianças em idade escolar: uma leitura sobre o culto do chá, um desafio de artes manuais e uma receita de feijoada para fazer em casa.

A leitura recomendada é a da obra “O Culto do Chá”, de Wenceslau de Moraes, que retrata aspetos como o ciclo de produção, a preparação, a história e importância social do chá. “O chá japonez, servido invariamente sem leite e sem assucar, que lhe prejudicariam o aroma, é a bebida mais suavemente agradavel que possa offerecer-se ao nosso paladar”, escreveu o autor na obra de 1905. O livro está disponível, para download gratuito, no portal da Biblioteca Nacional de Portugal.

 

Por outro lado, as crianças são convidadas a fazer um trabalho de artes manuais, inspirado no livro “Em Casa”, da dupla de ilustradores Nic e Inês que colabora regularmente com o Museu do Oriente. “O objetivo é criar uma ‘Paisagem em Casa’, um livro acordeão ilustrado com imagens de monumentos e casas típicas portuguesas”, como o Bom Jesus de Braga, o Templo de Diana e as casas da Cosa Nova e de Santana, na Madeira, detalha o museu em comunicado.

Quem quiser lançar mãos à obra encontra (nas páginas de Facebook do museu e da Casa Nic e Inês) “duas folhas com reproduções destas imagens, que basta imprimir, recortar e colar segundo a imaginação de cada um”. Para integrar uma futura galeria dos trabalhos, feita pelo museu, basta fotografá-los e publicá-los com a identificação @museudooriente, ou enviar mensagem privada para o Museu do Oriente.

Numa vertente mais gastronómica, o Museu do Oriente deixa ainda uma receita de feijoada de Maria Leonor Braga, formadora em Alimentação Ayurvédica. A feijoada é enriquecida com ingredientes que, segundo Ayurveda, têm efeitos benéficos na digestão, como curcuma, gengibre, canela e cominhos. A receita segue abaixo.

 

FEIJOADA DE LEGUMES

INGREDIENTES | Serve 6 porções

3 Colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sopa de gengibre ralado ou picado
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de sementes de coentro
1 colher de café de açafrão das Indias ou curcuma
3 estrelas de anis
1 pau de canela aberto
3 cardamomos esmagados sem a pele
1 pitada de Asafétida ou 1 cebola média
Sal a gosto
Molho de soja a gosto
1 lata de leite de côco
500gr de feijão manteiga cozido
½ abóbora Okkaido (ou abóbora manteiga, em alternativa)
1 molho espinafres
5 tomates médios pelados picados
1 pimento vermelho picado
1 ramo de coentros frescos picados
½ couve coração picada

Coloque num tacho fundo o azeite, o gengibre e, pouco a pouco, as especiarias sem queimar. Adicione o tomate e o pimento e deixe refogar. Junte a abóbora e a couve. Deixe cozinhar por 10 minutos. Adicione depois o feijão que foi demolhado de véspera em água com 3 flores de anis e posteriormente cozido em nova água com mais 3 flores de anis para retirar o gás. Deixe ferver e misturar os sabores. Coloque metade dos coentros e sal a gosto, adicione também o molho de soja a gosto. Junte os espinafres e o leite de côco. Deixe apurar. Retifique os temperos e desligue o lume cobrindo com os restantes coentros frescos. Acompanhe com Basmati ou arroz vermelho.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend