Carnaval tradicional: entre diabos e farrangalheiros

Quarta-feira de cinzas é Dia dos Diabos, em Vinhais. Fotografia: DR
Festas com máscaras e tradições com origens muito antigas, envolvendo diabos, caretos e farrangalheiros, enchem as ruas de várias terras; de Mira às aldeias do xisto de Góis, passando por Vinhais e Melgaço, já na raia.

Localidades como Podence (Macedo de Cavaleiros), Lazarim (Lamego) ou Vale de Ílhavo (Ílhavo) são conhecidas pelos seus entrudos animados por caretos e cardadores. Mas há outras festas genuínas país fora. Nessas também encontramos caretos, e ainda diabos, farrangalheiros ou, simplesmente, mascarados que recorrem a trapos e cortiça.

Caretos da Lagoa, Mira

Fotografia: DR

Por esta altura, já os caretos da Lagoa, em Mira, percorreram parte do concelho a pé: começam logo no domingo magro a visitar as aldeias, e continuam no domingo gordo e na terça de Carnaval. Usam saias vermelhas, camisas brancas, chocalhos e máscaras de produção própria: são as campinas, feitas com cartão, arame, fitas de papel colorido e chifres de animais. Podem aparecer em atividades organizadas, mas primam pelo desalinho.

Corrida do Entrudo nas Aldeias do Xisto de Góis

Fotografia: ADXTUR/Lousitânea

Neste domingo, revive-se a tradição de correr as aldeias a brincar, com a cara tapada com máscaras de cortiça, trapos ou outros objetos velhos. Arranca-se de Aigra Nova às 9h30, com destino a Pena, Cerdeira, Esporão e Ponte Sotão. De tarde, há animação diversa no local da partida: almoço (5 euros/pessoa), ateliê de construção de máscaras em cortiça, jogo do pau, desfile de entrudo e, por fim, a queima do entrudo.

Queima do entrudo, Melgaço

Fotografia: DR

É já amanhã que os farrangalheiros queimam o entrudo, em Melgaço, lembrando o chamado Entroido de Castro Laboreiro. Em tempos, aquelas figuras típicas saíram à rua com o tradicional saiote castrejo, vermelho bordado ou decorado com cores garridas, blusa e lenço amarelo, sem esquecer o garruço (chapéu de cartão decorado com fitas, enfeites coloridos e rendas). A festa começa às 17h, com vários grupos a desfilar.

Mil Diabos à Solta em Vinhais

Fotografia: DR

Em Vinhais, a quarta-feira de cinzas é Dia dos Diabos: as figuras da Morte e do Diabo andam pela vila atrás de almas pecadoras. No sábado, dia 29, a Câmara Municipal organiza o evento “Mil diabos à solta”, que inclui uma procissão, ao fim da tarde, com pessoas vestidas de diabo (por 2 euros, aluga-se um fato). À noite, há concerto do grupo Diabo a Sete.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend