Brotéria, o espaço cultural com restaurante escondido num palácio no Bairro Alto

A Sala dos Escritores, forrada a couro, é o ex-líbris da Brotéria, no Palácio Condes de Tomar. (Fotografia de Pedro Sá da Bandeira).
O antigo Palácio Condes de Tomar, em Lisboa, reabriu portas à cidade como espaço cultural dinamizado pela Brotéria, a centenária revista dos padres jesuítas da Companhia de Jesus. Tem galeria de arte, livraria, biblioteca, salas nobres e um café-restaurante com um pátio secreto.

O Palácio Condes de Tomar foi construído durante a segunda metade do século XIX sobre um edifício já existente – ocupando quase um quarteirão junto ao Largo da Misericórdia, no Bairro Alto – e pertenceu a António Bernardo da Costa Cabral, 1º conde e 1º marquês de Tomar. Permaneceu na família, deu lugar à sede do Royal British Club e em 1973 foi ali que a Câmara de Lisboa instalou a Hemeroteca Municipal, com um catálogo de cerca de 35 mil registos bibliográficos.

A entrada faz-se por uma livraria. (Fotografia de Pedro Sá da Bandeira)

Ao cabo de mais de 40 anos dedicados a esse serviço, o palácio entrou em obras a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com projeto do arquiteto José Neuparth, e a sua gestão foi entregue, por comodato, à Companhia de Jesus para ali instalar uma biblioteca e a centenária revista Brotéria – fundada em 1902 e tida como a publicação cultural portuguesa com maior longevidade. O espaço tem cerca de 100 mil volumes de história, humanidades, literatura, filosofia e teologia.

Esta casa de cultura aberta a todos propõe-se “unir a religião e a fé à cultura urbana e contemporânea”, contando também com uma galeria de arte, várias salas de trabalho/estudo, salões polivalentes e um restaurante liderado pelo chef Carlos Robalo, coroado com um pátio onde apetece ficar nos dias de sol. A comunidade de jesuítas envolvida no dia-a-dia da Brotéria reside no último andar do edifício, atenta às dinâmicas da Lisboa contemporânea que ali entra à descoberta.

 

Os diferentes espaços

Escadaria
São o elemento que causa maior impacto visual à entrada, com uma imponente estátua no início do corrimão. À medida que se sobe, num único lance de escadas, diretamente para o terceiro piso, percebe-se o desenho da elegante curva em elipse. Nas paredes em volta, revestidas com estuques oitocentistas, destacam-se também quatro grandes medalhões em representação das estações do ano.

(Fotografia de Pedro Sá da Bandeira)


Casa dos Escritores
Também conhecida por sala dos couros, o hall Casa dos Escritores é o ex-líbris da Brotéria por ter paredes revestidas a madeira e couro repuxado, dourado e pintado, no qual se notam as figuras de cabras rampantes (as insígnias da família Cabral). Ao centro, tem uma lareira em mármore negro. A capacidade é de 16 pessoas sentadas a trabalhar.

(Fotografia de Pedro Sá da Bandeira)


Biblioteca
Escritores, investigadores ou simplesmente curiosos podem consultar fisicamente cerca de 95 mil livros e 65 mil revistas na biblioteca da Brotéria, aberta das 10h às 19h. O espaço tem um importante acervo relativo à história dos Jesuítas em Portugal e no Ultramar e uma coleção de livros raros dos séculos XVI, XVII e XVIII que têm vindo a ser disponibilizados online, no decorrer de um trabalho de conservação, restauro e digitalização.

(Fotografia de Pedro Sá da Bandeira)

Brotéria Café
No interior brilha o néon “Give Me a Revolution”, do artista plástico Paulo Mendes. Na esplanada do Pátio das Cecídias, pequeno-almoço, almoço ou lanche são servidos no embalo de uma fonte e à sombra de um limoeiro. A carta é do chef Carlos Robalo (ex Bica do Sapato e Varanda do Ritz) e aposta nos sabores mediterrânicos, a partir de produtos sazonais. O espaço também vende granola, compotas, brownies e chutneys. De segunda a sábado, das 10h às 18h.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de São Pedro de Alcântara, 3, Lisboa
Telefone
213961660
Horário
De segunda a sábado, das 10h às 18h.
Custo
() Entrada gratuita.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend