Bons cenários para namorar ao pôr do sol no Centro e Sul do país

Comporta, Alcácer do Sal (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI)
Paisagens arrebatadoras, com fundos de mar e rio, ou até de ambos, a engolir o sol lentamente, em espectáculos de dourados, laranjas, púrpuras e fogo. Seja no alto de um edifício ou no cimo de um promontório, ou na margem de um rio junto à estrada, ou ainda em estruturas criadas para honrar a cultura, inspire-se nestas sugestões para planear um momento bonito no Dia dos Namorados.

PRAIA DE ESMORIZ | Ovar
Namoradeiras e amor à beira-mar
Na praia de Esmoriz,há quatro estruturas que honram a tradição dos palheiros da cidade, tanto no material como na cor. São miradouros românticos com o Atlântico aos pés. Texto de Sara Dias Oliveira

Há dias em que a despedida do sol marca o céu com tonalidades tão belas que se tornam difíceis de descrever. São azuis e laranjas de feitios diversos, são amarelos e rosas que se misturam à sua vontade. São cenários para corações tranquilos ou desassossegados, para corações apaixonados. Perfeitos para o amor. Em cima dos paredões, no recorte da costa, estão quatro namoradeiras, espaços recatados e aconchegantes para ver o sol partir com o imenso oceano pela frente. Dos lugares mais instagramáveis da cidade e arredores. As namoradeiras são recriações dos antigos palheiros de Esmoriz, construídas com ripas de madeira de vermelho-terra de outrora. O desenho e o material transpiram respeito pelo património local. São lugares abertos com bancos corridos de cada lado, com vista panorâmica para o Atlântico, para fotografias e juras de amor eterno. Nas rochas, há corações de azulejos onde palpitam coloridos padrões e elementos do mar, como barcos e pescadores. A inspiração vem das casas senhoriais que tinham namoradeiras, bancos de pedra no exterior, para as donzelas trocarem palavras de amor sem saírem de casa. Elas de um lado, os pretendentes do outro, sob o olhar vigilante da família. Eram outros tempos. O amor, esse, quer-se eterno.

Praia de Esmoriz, Ovar (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

 

# Cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho
O espaço é verde em toda a extensão, tem lagoas, miradouros, parque infantil, muitas árvores, ar puro. Tem ervas aromáticas, trilhos de madeira e de terra batida para pés e bicicletas. Tem cantos e recantos para namorar. A cafetaria tem sala com salamandra, generosa esplanada, e uma carta com sumos naturais, tostas com alecrim, saladas com manjericão e “drinks” de fim de tarde.

Rua do Buçaquinho, Esmoriz
Tel.: 356039220
Todos os dias das 10h às 20h, sextas e sábados encerra às 2h.

# BeHappy Lodge n’ Brunch
Para ficar e dormir e, a partir daí, partir à descoberta se for essa a vontade. Os quartos são temáticos, honram tradições da região, quatro são suítes privadas com casa de banho privativa. Na parte de cima, um terraço com vista para o Atlântico e espaço para beber um copo, petiscar, com brunchs ao fim de semana para hóspedes e não hóspedes.

Avenida da Praia, 2421, Esmoriz
Tel.: 964678482
Preço: apartir de 80 euros com pequeno-almoço e 20 euros na camarata (com pequeno-almoço)

 


SÃO PEDRO DE MOEL | Marinha Grande
Como a canção de velhos (e novos) amantes
Há um farol, um penedo da saudade, e até um bar que se chama Old Beach. Uma casa de um poeta. São Pedro de Moel tem todos os ingredientes para saborear um inesquecível por do sol. Texto de Paula Sofia Luz

Para lá do verão, São Pedro de Moel passa o ano inteiro envolto em romantismo. E se este é o inverno em que o sol se (im)põe numa das mais belas praias do litoral português, vale a pena aproveitá-lo em todo o seu esplendor, seja a partir da mata nacional, do farol, do penedo da saudade, ou junto ao paredão. Há ainda um lugar emblemático daquela praia: a casa-nau, onde morou o poeta Afonso Lopes Vieira. Na varanda, os versos de “Passeios ao sol”, ecoam ainda hoje: Deixo enfim os asfaltos da cidade/e os céus de mágoa, verdes, em estagnância/ e ao ar livre que sabe a mocidade/encho os meus pulmões d’ar e a alma d’infância”. Vista de longe, São Pedro de Moel parece uma concha. De perto, uma vila perfeita de veraneio, por esta altura o local ideal para namorar, só com as ondas do mar como companhia.

São Pedro de Moel, Marinha Grande (Fotografia: Nuno Brites/GI)

 

# Old Beach
Na praia “velha”, há um bar que nos faz sempre acreditar no elixir da eterna juventude, pois que renasceu das cinzas depois de destruído por um incêndio e rejuvenesce todos os anos, e em cada estação. O Old Beach – restaurante, bar club é outro dos locais imperdíveis para um pôr do sol. E já agora para petiscar, ou uma bebida de fim de tarde.

Praia Velha, São Pedro de Moel
Tel: 912 126 988
Aberto todos os dias, das 10h00 às 18h00
Preço médio: 12 euros

# Hotel Mar & Sol
Um dos locais privilegiados para ver o sol esconder-se é precisamente o Hotel que fica em frente ao mar de São Pedro. É possível jantar enquanto se assiste a esse ocaso, num restaurante que está aberto ao público e não apenas a quem pernoita no local. Mas há também o enorme terraço, onde no verão decorrem as festas, e que agora pode ser uma boa opção para assistir ao pôr do sol.

Avenida da Liberdade, São Pedro de Moel
Tel: 244590000
Preço: programa especial Dia dos namorados 135 euros (jantar + dormida)

 


JARDIM DO RIO | Almada
Olhar Lisboa, aos pés do Tejo
O tapete verde do Cais do Ginjal, Cacilhas, mantém uma das mais amplas vistas sobre Lisboa. O final de tarde é a hora mais procurada no Jardim do Rio, com o céu alaranjado atrás da Ponte 25 de Abril. Texto de Nuno Cardoso

Na parte traseira, está abrigado pelas altas arribas de Almada. À sua frente, estende-se uma panorâmica ímpar sobre Lisboa, numa das mais desafogadas e amplas vistas para a capital. Ensanduichado entre estes dois cenários, o Jardim do Rio é o tapete verde de eleição no Cais do Ginjal, em Cacilhas, aos pés do Tejo. Neste espaço ribeirinho, que muitos procuram para ler, estender a toalha e fazer piqueniques, conversar, correr ou andar de bicicleta – e até apanhar banhos de sol como se de um areal de tratasse, no verão -, avista-se a maioria das figuras identitárias alfacinhas. Do Castelo de S. Jorge ao Parque Florestal de Monsanto, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Praça do Comércio e Panteão Nacional, toda a fachada ribeirinha da moldura lisboeta se avista deste jardim. Uma das horas mais procuradas, claro, é a do por do sol, que se coloca do lado esquerdo do Jardim do Rio, dando ao céu por trás da Ponte 25 de Abril cores rosadas e alaranjadas. Ali ao lado, vale a pena subir no gratuito Elevador de Santa Justa, para observar a capital nas alturas, e passar pela vizinha Fonte da Pipa – mesmo colada ao jardim – o fontanário do século XVIII mandado construir por D. João V.

Jardim do Rio, Almada (Fotografia: Carlos Pimentel/GI)

 

# Ponto Final
Pataniscas de bacalhau com arroz de feijão, arroz de tamboril, bacalhau assado com batata a murro e os peixes na grelha – robalo, linguado, sargo -, fazem desta uma das casas mais concorridas da zona e uma das esplanadas mais conhecidas de Almada e do Instagram. Há mais de 20 anos que o Ponto Final chama portugueses e turistas às suas mesas.

Cais do Ginjal, 72, Cacilhas
Tel.: 212760743
Web: facebook.com/pontofinalalmada
Das 12h às 23h. Encerra terça.
Preço médio: 20 euros

# Hotel Aldeia dos Capuchos
A dois passos da Costa de Caparica, o Hotel Aldeia dos Capuchos tem na vista para o mar uma das mais-valias. Há mais de 200 quartos, duas piscinas exteriores e uma interior, campo de golfe, spa, ginásio e restaurante. Para o Dia de S. Valentim, há um pacote que inclui noite (dia 12), presente de boas-vindas, jantar e uma atividade à escolha: massagem ou treino a dois.

Largo Aldeia dos Capuchos, Costa de Caparica
Tel.: 212909000
Web: aldeiadoscapuchos.pt
Preço: pacote São Valentim a 180 euros/casal.

 


COMPORTA | Alcácer do Sal
Amor do Homem ao mar
Esta obra-prima da arquitetura popular reflete o engenho e arte dos pescadores e pode metaforizar também as relações que se constroem com amor e dedicação, estaca após estaca. Texto de André Rosa

A primeira necessidade foi garantir o sustento da atividade piscatória, que durante a baixa-mar do rio se via impedida de sair com os barcos desmaiados no lodo. Assim foi construído o Cais Palafítico da Carrasqueira, na Comporta. Mas há motivos para acreditar, também, que a obra traduz uma relação de amor e respeito pelo ecossistema, a Reserva Natural do Estuário do Sado. Nesta estrutura única na Europa, os caminhos de madeira esticam-se para longe, assentes em finas estacas, e suportam barracões de arrumos de artes de pesca. As tábuas aparentam fragilidade, mas são seguras, uma vez que o município modernizou o percurso principal, recentemente, dotando-o de iluminação. À hora do lusco-fusco reinam o silêncio e a contemplação: tem lugar o sibilar do vento e o grasnar das garças e gaivotas. O pôr do sol tinge as águas de laranja e cor de rosa.

Comporta, Alcácer do Sal (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI),

 

# Grão de Bico
Felipe Salles é o novo chef do restaurante do Pestana Troia Eco Resort. Depois de conquistar para Setúbal o primeiro selo Big Gourmand do Guia Michelin, o jovem brasileiro mostra-se empenhado em criar uma “cozinha de fusão” entre os produtos regionais (peixe do mercado, ostras do rio, arroz e batata doce da Comporta) e o Brasil, recorrendo a memórias de infância e técnicas avançadas. Éclairs de lulas e camarão da costa com pipoca de ostra, maionese de furikake e alga crocante, choco com tinta, mini beterraba assada, abóbora e pickle de rabanete e doce de leite com queijo queimado e mel de abelha amazónica são alguns dos pratos da carta que está disponível até abril.

Pestana Troia Eco Resort
Tel.: 265105075/914908091
Web: www.graodebicocatering.com
De terça a domingo, das 09h às 22h30. Encerra à segunda.
Preço médio: 27 euros.

# Sublime Comporta
O hotel Sublime Comporta, a 20 minutos de carro da Carrasqueira, tem um pacote de Dia dos Namorados em comunhão com a natureza. O alojamento, de uma ou mais noites em quarto, suíte ou villa, inclui um kit de boas-vindas e pequeno-almoço buffet para duas pessoas, assim como outras facilidades mediante disponibilidade. O jantar romântico, no Sem Porta, terá música ao vivo, por 65 euros/pessoa (sem bebidas), e há também um cocktail alusivo à data. Adicionalmente, podem ser marcados tratamentos de spa e pedir para serem entregues no alojamento caviar, ostras, morangos, champagne e vinho espumante.

EN 261-1, Muda, CCI 3954, Grândola
Tel.: 269449376
Web: www.sublimecomporta.pt
Preço: a partir de 255 euros #(preço válido de 12 a 14 de fevereiro)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend