6 sugestões para aproveitar o fim de semana no Porto

A Festa do Outono acontece em Serralves nos dias 28 e 29 de setembro. (Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens)
Não há chuva prevista para o primeiro fim de semana de outono, o que é bom porque há duas festas, um passeio e música para se ouvir ao ar livre.

1. Comer tacos e provar cervejas artesanais

Os Tacos Hermanos estreiam-se na sexta-feira, 27, no bar de cervejas artesanais Catraio, em mais uma sessão de Pop Up Kitchen, que todas as semanas leva àquele espaço projetos gastronómicos variados. Os clientes podem escolher entre o taco de carnitas com pickles de cebola e couve roxa e o vegetariano taco de pico de gallo e feijão preto (três tacos por 5 euros). Para acompanhar, há cervejas para todos os gostos. O evento decorre entre as 18h30 e as 22h30.

2. Receber o outono em Serralves

(Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)

A Festa do Outono está de regresso ao Parque de Serralves. Durante o fim de semana, a programação vai evocar tradições rurais e assuntos como a biodiversidade e a natureza, sensibilizando para práticas e modos de estar sustentáveis. Haverá oficinas lúdico-pedagógicas, percursos, jogos que apresentam a biodiversidade do Parque, ateliers de manufatura de fibras têxteis, espetáculos de teatro, de música, performances e instalações inovadoras. A entrada é grátis e a programação completa está disponível em www.serralves.pt.

3. Conhecer a Foz Velha

(Fotografia: Igor Martins/Global Imagens )

Quem mandou construir o farol de São Miguel-o-Anjo e a igreja onde agora está o Castelo da Foz? Quem projetou o Jardim do Passeio Alegre? Quem construiu Chalé Suisso? Estas e outras perguntas vão ser respondidas durante o passeio guiado pelo historiador César Santos Silva, intitulado “Visita a Uma Foz Intimista”, que terá início no Farol de São Miguel-o-Anjo, às 15h00 de sábado. A inscrição são 7 euros (crianças até aos 10 anos não pagam) e deve ser feita no site aprenderporto.com/visitas-guiadas.

4. Gatão em festa no Guindalense

(Fotografia: Igor Martins/Global Imagens )

O centenário vinho verde Gatão (produzido pela Sociedade dos Vinhos Borges) mudou, na última primavera, a sua imagem. Para apresentar essa renovação organizou várias festas durante o verão. O ciclo festivo vai terminar este sábado no sítio onde começou: a esplanada do Guindalense Futebol Clube (Escadas dos Guindais). Com vistas sobre a muralha fernandina, o Douro e a Ponte Luís I, o espaço estará em festa entre as 17h30 e as 22h30. A entrada é gratuita.

5. Descobrir a primeira realizadora portuguesa

“Quem é Bárbara Virgínia?”, da cineasta Luísa Sequeira é um road movie documental, que resgata a memória daquela que foi a primeira mulher a realizar uma longa-metragem em Portugal e a competir na primeira edição do Festival de Cinema de Cannes. Esta exibição, na Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira), sábado às 21h30, está enquadrada no ciclo de cinema Elas x Elas, que faz parte do evento “E Contudo Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências”, organizado pela Universidade do Porto.

6. Participar numa roda de choro no Rooftop Sta. Catarina

Para comemorar um ano da sua existência, o Clube de Choro do Porto vai ter roda aberta no domingo, entre as 17h00 e as 21h30, no Rooftop Sta. Catarina (Centro Comercial La Vie, 3º piso). Para ajudar a comemoração, estará também presente o dj e investigador musical Farofa, que vai mostrar vários clássicos deste género musical brasileiro, nos intervalos e depois da roda.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend