Hoje há pizas grátis numa praça do Porto

Centenas de fatias de pizas vão ser distribuídas gratuitamente na Praça dos Leões, no Porto, esta quarta-feira, para celebrar o I Dia Mundial do Pizaiolo.

A arte do pizaiolo napolitano, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural e Imaterial da Humanidade em dezembro de 2017, vai celebrar-se no Porto com a distribuição, gratuita, de «centenas de fatias de um dos mais emblemáticos pratos da gastronomia italiana», na quarta-feira, dia 17 de janeiro.

As fatias de piza vão ser oferecidas na Praça dos Leões, no Porto, onde haverá também um quiosque com bebidas (pagas), das 11h00 às 20h00, informou a Associazione Pizzaiuoli Napoletani em Portugal em comunicado, que organiza o evento. O evento incluirá animação com música tradicional italiana.

As pizas serão feitas por todos os pizaiolos que constituem a atual Seleção Portuguesa de Pizzaiolos, que se sagrou campeã em 2016 na competição Mundial de Pizzaiolos, que decorreu em Nápoles. Michele Mezzero, presidente da associação, acredita que este «será o ponto de partida para começar a certificação das pizzarias que em Portugal cumprem com os requisitos para serem consideradas «Pizzaria com Arte Napolitana’».

 

Leia também:

As novas pizas do Porto provam-se na Picaria
O novo sushi do Grande Porto (que também tem pizas)
10 pizarias no Porto para conhecer no Dia Mundial da Piza