Micro-cervejeiros unem-se para doar desinfetante e fazem um apelo

Vários cervejeiros artesanais vão estar este fim de semana em dois festivais. (Fotografia de Gonçalo Delgado/GI)
A iniciativa da micro-cervejeira Lindinha Lucas junta dezenas de produtores. A Central de Cervejas também já se associou. Estão a ser doados centenas de litros de ácido peracétipo às forças de segurança, à proteção civil e a centros de saúde, para prevenir a transmissão do novo coronavírus. Mas lançam um apelo: é preciso mais desinfetante e recipientes para o distribuir.

A iniciativa arrancou sexta-feira passada quando Hugo Santos, da Cerveja Chica, em Lisboa, em conversa com a as forças de segurança percebeu que estes não tinham desinfetante disponível para limpar os automóveis e as esquadras. Falou da situação aos colegas cervejeiros e Diogo Trindade, da micro-cervejeira Lindinha Lucas, teve a ideia de doar ácido peracético, produto utilizado pelos produtores de cerveja para desinfetar as instalações de produção. Este produto é também utilizado para a limpeza de blocos operatórios.

Em conversa com a EVASÕES, Diogo explica que se disponibilizou a fazer baldes para doar. No dia seguinte, no grupo do whatsapp utilizado pelos cervejeiros, apelou-se a que todos que tivessem produto disponível o começassem a disponibilizar. “Começámos todos a ver o que tínhamos em stock e foi crescendo”.

Já foi possível dar mais de 100 mil litros de produto diluído, e ontem, informa, foram entregues 200 litros no Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Ocidental, onde estão a ser feitos rastreios do novo corona vírus.

Mesmo assim, “é preciso mais”, diz, por isso decidiram fazer um comunicado, partilhado recentemente nas redes sociais, para apelar a que mais se associem. Até agora são cerca de 30 os micro-cervejeiros que estão a doar o desinfetante em várias zonas do país e a Central de Cervejas (que produz a Sagres, entre outras) também já aderiu.

“Amanhã, vamos a Caminha deixar um bidão. Em Coimbra, a cerveja Epicura está a tratar de entregar o produto naquela região. A Letra, em Braga. A ideia do comunicado não foi mostrar como somos solidários, mas sim apelar a que mais se juntem, porque precisamos de mais produto, de embalagens e de distribuir em mais zonas do país”, declara.

O comunicado pode ser lido, entre outros sítios, no Facebook da Lindinha: facebook.com/LindinhaLucasCervejaArtesanal.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend