A Evasões de sexta: Comer a uma hora da cidade

capa evasoes 185 12 de outubro de 2018
Eis a capa e os destaques da Evasões desta semana, gratuita com o Jornal de Notícias à sexta-feira e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado.

Comer a uma hora do Porto e de Lisboa
Muitas vezes dá vontade de sair da rotina e ir fazer uma refeição a um daqueles sítios de que já ouvimos falar ou por onde já passámos mas que não ficam logo ali ao lado. Normalmente, são restaurantes que nos fazem sentir em casa, em família, e por isso mesmo vale a pena pegar no carro e percorrer alguns quilómetros. Sugerimos 16 restaurantes, 10 perto do Porto, seis perto de Lisboa, para uma escapadinha rápida e saborosa.

Comer e beber
Há um novo restaurante de francesinhas em Matosinhos. Fica em Lavra e é uma autêntica casa de família. No Pai da Maria serve-se sete variedades da especialidade portuense. Também a norte, em Famalicão, o chef Renato Cunha foi convidado a criar um Menu Camiliano, para integrar a Rota do escritor. No seu Ferrugem é agora possível experimentar um menu quatro momentos que homenageia Camilo Castelo Branco e os sabores minhotos. Em Lisboa, o destaque vai para um novo e provocador bar de cocktails de autor. Chama-se Caos e fica no Cais do Sodré.

Passear
Em Matosinhos foram editados três novos roteiros para conhecer a cidade de outras formas. O historiador Joel Cleto dirigiu o roteiro o “Matosinhos, 30 desafios entre a terra e o mar”. Os outros dois são dedicados à arquitetura e à cultura surfista. Sugerimos também um passeio pela Beira Baixa. Em Castelo Branco há turismo dedicado ao azeite e ao queijo, bem como muita natureza para usufruir. Em Óbidos, abriu um novo hotel. É o primeiro bed & breakfast do grupo Pestana e fica dentro das muralhas da vila medieval.

 

Leia também:

7 sugestões para este fim de semana em Lisboa
Um pulmão verde junto ao rio a 20 minutos do Porto
Gaia tem uma nova pastelaria cheia de doces (e gatos)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend