A Evasões de 10 de novembro, gratuita à sexta com o DN e JN

Eis as capas da Evasões de 10 de novembro, versões Sul e Norte, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes desta edição.

1. Pão artesanal
Leveduras naturais, farinhas de moagem tradicional e de cereais de primeira qualidade, fermentações lentas. Uma série de padeiros, chefes de pastelaria e chefs estão a repensar o pão, pondo de parte conservantes, estabilizantes e levedantes industriais, para resumir o alimento primordial aos quatro ingredientes que o definem: água, sal, farinha, levedura. Para que, mesmo na grande cidade, o pão volte a ser pão.

2. Café de especialidade
Cafés de origem controlada, torra própria, extrações lentas. Os cafés de especialidade trazem de volta o ritual, para quem, muito para além do expresso tomado à pressa ao balcão, procura o prazer que pode haver numa chávena de café. Nos últimos meses, o Porto (e respetivos arredores) tem assistido a um boom de moradas que prestam tributo ao bom café.

3. Passear
Ar puro, arte e mesa posta são os pontos de partida para um roteiro pela serra do Caramulo, com um bom hotel à antiga no roteiro (e boas surpresas para quem se aventura por estradas que parecem não ir dar a lado nenhum). No Porto, mostramos o novo Torel Avantgarde, um surpreendente hotel boutique «escondido» dentro de um edifício de fachada austera, em Massarelos. E exploramos o Campo das Hortas, em Braga, uma praça onde a boa mesa se encontra porta sim, porta sim.

4. À mesa
O Vela Latina, clássico da restauração lisboeta, faz 30 anos 2018, mas já se renovou para a festa, com uma nova faceta dedicada à cozinha nikkei. No Porto, o chef Luís Américo acrescentou mais um restaurante ao seu portfólio, o Typographia Progresso. Tiago Bonito apresenta o seu primeiro menu de estação, ao comando do Largo do Paço, em Amarante. E o chef Bertílio Gomes, do Chapitô à Mesa (Lisboa), inicia a residência de novembro nas páginas da Evasões, com matéria-prima outonal: a lebre.

 

Leia também:

10 bons restaurantes em Lisboa para levar os miúdos
Jornal indiano diz que Portugal tem uma maravilha do mundo
O novo gelado de castanha é para matar saudades do outono




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend