6 programas para o último fim de semana de outubro na Grande Lisboa

Se há poiso obrigatório para mercados é no Jardim do Príncipe Real, que todos os fins-de-semana é ocupado por bancas de pequenos produtores e artesãos. O melhor é levar um saquinho de pano, que isto do plástico já não se usa, para tratar das compras da semana no que diz respeito às frutas e legumes frescos: todos os sábados há mercado biológico, das 07.00 às 14.00.
(Global Imagens)
Outubro está quase a despedir-se, mas não sem permitir fazer programas ao ar livre na cidade e fora dela. No próximo fim de semana não vão faltar motivos para sair de casa. Tome nota das nossas sugestões.

Uma feira de vinhos e enoturismo, um mercado com propostas para uma vida mais sustentável e uma caminhada pelos miradouros de Lisboa são apenas algumas das sugestões da Evasões para ocupar as 72 horas do seu próximo fim de semana. Conheça, abaixo, a lista completa e boas evasões!

 

01. Provar torricado de bacalhau em Vila Franca de Xira

O concelho de Vila Franca de Xira vai estar em festa em honra da sua especialidade de torricado de bacalhau. A Campanha de Gastronomia só começa em novembro, com dezenas de restaurantes aderentes, mas no sábado, 26, já vai haver um showcooking com degustação no mercado municipal de Alhandra, às 11h (a iniciativa repete todos os sábados até 23 de novembro). Para acompanhar, serão servidos os vinhos do município Encostas de Xira.

(Fotografia: DR)

 

02. Entrar no mundo do enoturismo com a Grandes Escolhas

O melhor do enoturismo, com a chancela “Grandes Escolhas Vinhos & Sabores”, vai estar de 25 a 28 de outubro na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. São sete mil metros quadrados dedicados a vinhos e produtos biológicos, produtos regionais, projetos de enoturismo, provas com produtores e expositores de marcas de acessórios. Ao todo mais de três mil vinhos vão estar disponíveis para prova livre, por 15 euros (bilhete de um dia) ou 20 euros (passe de três dias).

(Fotografia: DR)

 

03. Ir ao Ecomarket para aprender sobre sustentabilidade

O Ecomarket está de volta a Marvila para, nos dias 26 e 27 deste mês, propôr várias maneiras de “viver mais e melhor” em 2020. Este ano, o recinto está dividido entre as áreas de Beleza, Casa, Bem-Estar, Desperdício Zero, DIY Famílias e Alimentação Saudável. Em destaque estarão novas marcas e projetos bio e eco, assim como palestras, talks, workshops e showcookings. Acontece no Armazém 16, no Beato, em Marvila, das 10h às 20h e a entrada custa 10 euros (na compra de um saco de brindes).

(Fotografia: DR)

 

04. Visitar gratuitamente os jardins de Lisboa (e muito mais)

“Difundir conhecimento sobre a natureza em ambiente urbano, sensibilizar para a importância do respeito e da preservação de jardins públicos e privados e de todos os ecossistemas da Terra” são os objetivos deste festival gratuito que abre as portas dos jardins mais bonitos de Lisboa ao público. O evento acontece este fim de semana e além de permitir o acesso livre promove visitas guiadas (sujeitas a lotação), oficinas, exposições e uma festa de encerramento no Jardim do Príncipe Real, domingo. A programação detalhada está disponível em jardinsabertos.com.

(Fotografia: Global Imagens/GI)

 

05. Passar a tarde a sambar no terraço do Okah

Este domingo volta a ser dia de Samba na Laje, no terraço do Okah Rooftop, no Cais da Rocha Conde de Óbidos. Samba ao vivo e um DJ set com muito “fogo no pé” é o que se pode esperar mais esta edição, cuja entrada é gratuita. A música começa às 17h e prolonga-se até às 23h.

(Fotografia: DR)

 

06. Caminhar pelos miradouros de Lisboa

A 100Pegadas convida a percorrer os caminhos urbanos de Lisboa no domingo, para dar a conhecer os famosos miradouros lisboetas, bem como como algumas vilas operárias situadas nas encostas do Castelo de São Jorge. O Miradouro da Graça e o da Nossa Senhora do Monte estão incluídos no passeio, bem como os do Torel, Monte Agudo, S. Pedro de Alcântara e o do Adamastor (miradouro de Santa Catarina), recentemente reaberto ao público. O ponto de encontro é no Cais das Colunas às 08h45 e o passeio custa 5 euros por pessoa.

(Fotografia de Diana Quintela/GI)

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend