Miradouro do Adamastor reabre esta sexta-feira ao público

Lisboa, 16-08-2013 - Miradouro de Santa Catarina (Adamastor) fotografado esta tarde a propósito da calçada colocada pela Câmara Municipal de Lisboa. ( Sidónio Félix / Global Imagens )
Um ano e meio depois de ter encerrado para obras de requalificação, o miradouro do Adamastor, em Lisboa, volta a abrir ao público esta sexta-feira, mas com horário limitado para visitas.

Está interdito ao público há cerca de um ano e meio, mas reabre esta sexta-feira, renovado e com novidades. O miradouro de Santa Catarina, popularmente conhecido como miradouro do Adamastor, volta, desta forma, a estar acessível ao público, depois de ter sido encerrado em julho de 2018 para obras de qualificação, avançou a autarquia lisboeta.

Uma das novidades está no horário limitado que terá este novo miradouro, com vista panorâmica para o Tejo e a Margem Sul. À agência Lusa, a presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, explicou que o espaço abrirá diariamente entre as 07h00 e as 08h00 e encerrará ao público na faixa entre as 23h00 e as 00h00. A autarca explicou que o horário ainda não está definido, uma vez que tem de ser feita uma gestão com as equipas de higiene urbana, já que a limpeza do espaço e os sanitários serão responsabilidade da junta.

O miradouro, antes da requalificação. (Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/GI)

O projeto de requalificação do miradouro do Adamastor, com a introdução de uma vedação à noite, foi apresentado à população em fevereiro, aprovado pelo executivo municipal (liderado pelo PS) em março e as obras só arrancaram em abril. Na proposta, o presidente da autarquia, Fernando Medina, acrescentou que a vedação será uma solução “passível de ser transitória, pelo que se define a avaliação pela Câmara num prazo de um ano da conclusão das obras”.

Em julho de 2018, o então vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, anunciou o encerramento do espaço e a sua reabertura com a introdução de uma vedação “para delimitar o miradouro, permitindo que fique em descanso face à carga” que tinha na altura.

O anúncio gerou uma grande onda de contestação, com diversas críticas provenientes de autarcas e munícipes, tendo sido inclusivamente criado um movimento intitulado “Libertem o Adamastor” que está contra a vedação e defende que o espaço deve ser frequentado por todos. Em sentido contrário, alguns moradores do Bairro de Santa Catarina criaram uma petição favorável às restrições de horário no miradouro, defendendo medidas que possibilitem o descanso daqueles que ali moram.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend