O novo Wine&Books Lisboa Hotel, na Ajuda, une o luxo à história

O hotel tem 24 quartos, alguns deles virados para a Igreja da Memória (ao fundo). (Fotografia: DR)
O primeiro hotel de cinco estrelas Wine&Books abriu no bairro da Ajuda - entre a zona monumental de Belém e o Palácio Nacional da Ajuda - com 24 quartos, restaurante, spa e ginásio. É uma ode a Lisboa e, por extensão, aos ícones que definem a portugalidade.

Lisboa reluz neste que é o primeiro boutique hotel da marca Wine&Books, investimento do grupo PBH (que entre outras marcas tem os resorts VidaMar e o hotel Montargil Monte Novo). Brilha não só porque a luz natural irrompe pelas grandes janelas, mas também graças ao revestimento dourado das paredes e ao poema “Lisboa”, de Eugénio de Andrade, que decora a carpete dos corredores.

A receção do hotel – neste momento decorada com duas árvores de Natal deslumbrantes – é majestosa por si mesma. Tem um candeeiro moderno no teto e estantes verticais com livros e garrafas de vinho, a ilustrar o nome da unidade.
Atrás, funciona o restaurante Tasca da Memória, cujo nome remete para a Igreja da Memória, nas traseiras, onde Marquês de Pombal está sepultado.

O monumento nacional foi mandado construir pelo rei D. José I como forma de agradecer a Nossa Senhora ter sido salvo de um atentado que sofrera em 1798 – e que seria depois usado na conhecida conspiração que culminou no fim da família Távora, às mãos do marquês. Querendo deixar “boa memória” nos hóspedes, o hotel promove mais a beleza do edifício do que o lado sangrento da história.

Na Tasca da Memória, o chef Hugo Cortês aposta nos petiscos, mas também em ecléticos pratos individuais de matriz portuguesa, com destaque para o bacalhau, que surge representado por cima do balcão da cozinha aberta, com balança antiga, a lembrar uma bacalhoaria. É também ali que se serve o pequeno-almoço, até às 10h30. Em breve, será criado um bar no pátio exterior forrado a plantas.

Um dos pisos subterrâneos do Wine&Books acolhe o spa, equipado com uma sala de tratamentos, sauna, banho turco, duches de contraste e um ginásio aberto em permanência. Os três pisos superiores têm 24 quartos (de tipologias standard, superior, deluxe e suite), decorados com materiais nobres, grandes janelas e que em breve terão amenidades da Real Saboaria Portuguesa.

As casas de banho acumulam a função de guarda-roupa e os chuveiros, todos envidraçados, permitem ver a vista mesmo enquanto se toma banho. Lisboa é lembrada ainda, de forma divertida, nos roupões de quarto, bordados com as hashtags #saudade, #memória e #alfacinha nas costas. Tudo para que os hóspedes que ali ficam alojados celebrem Lisboa a partir do bairro da Ajuda – e na companhia dos seus animais de estimação, uma vez que o hotel é pet-friendly.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Travessa da Memória, 62 (Ajuda), Lisboa
Telefone
211566250
Custo
(€) Preço: quarto duplo desde 200 euros/ noite (com pequeno-almoço) Cada animal paga uma taxa de 35 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend