O novo Pestana Lisboa Vintage, no Marquês de Pombal, é um regresso aos anos 1920

O átrio do hotel tem inúmeros elementos decorativos inspirados na Art Déco. (Fotografia: DR)
Este edifício de escritórios recuperou a sua função original ao transformar-se num dos mais recentes hotéis Pestana, onde a Art Déco se une ao conforto do século XXI. Uma opção a dois passos do Marquês de Pombal.

Desenhado originalmente para ter apartamentos, a verdade é que este edifício de arquitetura vanguardista, do final dos anos 1950, sempre acolheu escritórios, tendo sido até a sede da Siderurgia Nacional e do departamento de Ordenamento do Território. Habituado já a trabalhar com o grupo Pestana e honrando o seu propósito fundador, o arquiteto Alexandre Berardo reconverteu-o num hotel de 121 quartos, e o arquiteto Jaime Morais imprimiu-lhe o toque final da decoração Art Déco.

Um piso em padrão branco e preto e um elegante painel com garças pintado à mão – tal como era frequente na decoração dos anos 1920 – destacam-se no átrio da receção, marcado por colunas de mármore, espelhos e um imponente lustre. Feito o check-in, a subida de elevador aos quartos revela espaços luminosos e funcionais, com um bem conseguido equilíbrio entre o ambiente vintage e a funcionalidade do século XXI: os roupeiros são abertos, há tomadas USB e televisão com streaming.

Mais de metade dos quartos corresponde a tipologias equipadas com kitchenette, onde nada falta para permanecer em estadas longas com toda a autonomia: placa de indução, frigorífico com congelador, torradeira, microondas e serviço de loiça. A vantagem é ter sempre uma manutenção diária do espaço. Se a vontade for comer fora, basta descer o elevador e entrar diretamente no Slang, o restaurante no piso térreo do hotel com esplanada e acesso, também, pela Rua Mouzinho da Silveira.

A oferta espelha o regime flexitariano – adotado por quem se preocupa em comer de forma saudável, sem radicalismos – e inclui pratos como dadinhos de tapioca com molho de goiabada picante; halloumi grelhado com mel e lima; almôndegas no forno com queijo ricotta; e lasanha fresca de espinafres e queijo servida com molho de tomate caseiro, queijo parmesão, tomate cherry assado e focaccia torrada, entre muitas outras sugestões. Aqui, o pequeno-almoço buffet é servido até às 10h30.

Sem nunca sair do Pestana Lisboa Vintage é possível, ainda, subir ao nono andar e passar o tempo num confortável lounge, equipado com máquinas de café e comida. Muito procuradas são as varandas abertas para a Rua Braamcamp e a Praça Marquês de Pombal. A localização próxima da Avenida da Liberdade, do Parque Eduardo VII e do metropolitano é um dos trunfos do hotel, seja para quem se desloca à cidade por lazer, seja para quem chega em trabalho ou negócios.

 

Morada
Rua Braamcamp, 7 (Marquês de Pombal), Lisboa
Telefone
210518000
Custo
(€€) Quarto duplo standard a partir de 120 euros/noite e suíte a partir de 160 euros/noite (inclui pequeno-almoço).


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend