O novo Blue Liberdade Hotel homenageia Lisboa e o Tejo em tons de azul

O Blue Liberdade Hotel. (Foto: DR)
Inspirado no céu de Lisboa, no Tejo e na azulejaria da fachada deste edifício histórico, o novo Blue Liberdade Hotel veste-se de azul no coração alfacinha, na Praça dos Restauradores.

O nome não deixa margem para dúvidas, mas rapidamente se percebe que o azul é a inspiração e o fio condutor na identidade do Blue Liberdade Hotel, o novo três estrelas que abriu portas em dezembro na Praça dos Restauradores, em Lisboa. A começar pela cor da azulejaria que veste a fachada deste edifício histórico do século XVIII, entretanto recuperada, mas também pelos tons que dominam alcatifas e papel de parede pelas zonas comuns e pelos 39 quartos que se espalham ao longo de cinco pisos.

“Inspirámo-nos no céu de Lisboa, na proximidade ao rio Tejo. A própria calçada portuguesa ganha uns tons de azul junto ao cinza”, explica Francisco Bordalo, CEO do grupo Hotel da Baixa, o vizinho quatro estrelas que abriu há quatro anos. O “crescimento natural” fê-los querer expandir para novas moradas e os Restauradores, “zona emblemática e bonita da cidade”, foram a escolha. Além disso, existe outra ligação emocional: o patriarca da família luso-galega que detém o grupo, Amâncio Dominguez, cresceu no coração da capital.

O novo três estrelas do Grupo Hotel da Baixa.

O azul do céu de Lisboa e o Tejo são a inspiração central deste novo hotel.

Há quartos duplos, triplos e familiares, a pensar em várias dinâmicas, e cerca de metade destes têm varanda, ora com vista para a Praça dos Restauradores e a Avenida da Liberdade, ora para os edifícios em redor de uma Lisboa de cariz pombalino, sem perder distância de vizinhos culturais como o Teatro D. Maria II, o Politeama ou o Coliseu de Lisboa. De algumas das varandas do quinto piso, de resto, é possível avistar-se ainda o Castelo de São Jorge e o próprio Tejo que lhe serve de inspiração.

Os altos janelões que trazem luz natural são outra mais-valia dos quatros, ondem dominam o azul, as madeiras escuras, alguns aveludados e detalhes dourados, decorados por Cristina Santos e Silva (a mesma responsável por espaços como Altis Avenida, Infante Sagres e Quinta das Lágrimas, entre outros). “Queremos ter o melhor três estrelas da cidade. A qualidade é o mais importante”, conta Bordalo, que tem aqui a roupa de cama e os colchões que usa no quatro estrelas do mesmo grupo. A preocupação com o isolamento sonoro também não foi descurada, mantendo-se silêncio dos quartos apesar da zona movimentada da capital onde o hotel está inserido.

Muitos dos 39 quartos tem varanda.

O edifício histórico onde se situa o Blue Liberdade Hotel.

Por estes dias, há novas razões para voltar a esta morada. No ano em que celebra 40 anos de portas abertas, o Pinóquio, um dos restaurantes e cervejarias clássicas da cidade, deixa a morada em Santa Justa e está de volta à casa original, no piso térreo do Blue Liberdade Hotel, renovado e amplo, somando capacidade para 250 comensais.

O pequeno-almoço buffet tem um custo extra de 15 euros.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça dos Restauradores, 78, Lisboa
Telefone
210127456
Custo
() Preço: quartos duplos desde 80 euros. Pequeno-almoço: 15 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend