José Luís Pinto, barrosão emigrado no Canadá, quis investir na sua terra, dando origem às Belas Vistas de Montalegre, uma rede de casas de campo espalhadas por Montalegre e aldeias do concelho, como Penedones, Sabuzedo, Gralhas, Sacoselo e Antigo de Sarraquinhos, num raio de 20 quilómetros. O projeto deu uma lufada de ar fresco às aldeias e abriu as portas de casas cujos proprietários vivem fora deste concelho que tem vindo a perder população de ano para ano.
São 12 casas – quatro das Belas Vistas de Montalegre e oito geridas pela empresa – de dois a cinco quartos, e albergam até oito pessoas. Algumas preservam a ruralidade, como o fogão a lenha e as paredes interiores em pedra, e outras foram modernizadas e dotadas de ar condicionado e estores elétricos, como é o caso das quatro casas de Penedones (Ventos da Cabreira, Ventos do Larouco, Ventos do Barroso e Ventos do Gerês), com vista sobre a albufeira do Alto Rabagão.

Ao todo, existem 12 casas para alugar, com tipologias diversas: dos dois aos cinco quartos cada. (Fotografia: DR)
Estão garantidas as condições para o conforto de uma família que queira cozinhar em casa. O Belas Vistas de Montalegre dispõe de um serviço de aluguer de bicicletas, que permite passear ao lado do rio Rabagão ou visitar pontos como o Fojo do Lobo Avelar, a Capela de Nossa Senhora das Treburas ou o Parque do Rio Cávado; reservar uma moto 4 e fazer tours 4×4.
A par do Belas Vistas de Montalegre nasceu em junho o Belas Vistas Hotel, junto à albufeira do Alto Rabagão, na aldeia de Parafita, de onde é natural o fundador do projeto. Esta estância charmosa pintada de vermelho é composta por 13 quartos divididos nas tipologias suíte e quarto duplo, restaurante, bar, piscina e salão de eventos.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.