A pitoresca Casa do Rio, de terraço sobranceiro ao Douro, é um dos lugares mais tranquilos da Quinta de Ventozelo, uma das maiores e mais antigas propriedades da região. Dali, ouvem-se apenas os sons do rio, e por vezes o comboio a passar na outra margem, com destino à estação do Tua, ou de regresso à Régua. Para quem procura uns dias de descanso em família, a pequena casa, afastada dos restantes edifícios da quinta, é um dos poisos mais cobiçados deste hotel rural recentemente criado pela Gran Cruz, que adquiriu a propriedade em 2014.
O complexo conta, ao todo, com 29 quartos, todos decorados com uma simplicidade encantadora, de traço campestre e janelas abertas para o vinhedo, onde se observam os afazeres da terra. Os vinhos que dali nascem chegam à mesa da Cantina de Ventozelo, o restaurante comandado pelo Miguel Castro e Silva, cujo plano é recuperar os sabores autênticos da região, em pratos de conforto. O miradouro mais alto da propriedade, a 600 metros de altitude, é um promontório que abre um panorama sobre toda a Quinta de Ventozelo, o vale, o rio Douro e até a vila do Pinhão ao fundo. Paisagem que enche a vista, e que se vai poder voltar a admirar a partir do dia 1 de junho, data em que o hotel reabre, com o selo Clean & Safe, para que se possa desfrutar dos encantos do Douro, com toda a segurança.
GIN
Em terra de vinho também se faz gin, o Gin de Ventozelo. O destilado, feito a partir dos vinhos da quinta, foi desenvolvido com um blend de plantas aromáticas existentes na propriedade.
VENTOZELO HOTEL & QUINTA
www.instagram.com/ventozelohotelquinta