Nuno Baltazar muda-se da Boavista para a Baixa do Porto

O designer de moda acaba de abrir a sua nova loja, com um ambiente mais urbano e convidativo. Por lá se encontram peças masculinas e femininas, requintadas e até casuais, a revelar um lado menos conhecido da marca.

Durante 14 anos, Nuno Baltazar teve a sua loja na Avenida da Boavista, numa casa do final do século XIX, emblemática, porém, intimidante. Muito diferente, portanto, daquela que acaba de abrir, na Baixa, com ar industrial, paredes cruas e decoração marcada por espelhos e equipamentos desportivos, como um banco de ginásio usado. «Faz mais sentido estar num espaço como este, amplo, mais urbano, cosmopolita. É mais entusiasmante e convidativo para quem nos visita», explica o designer de moda, assumindo o virar de página, após 20 anos de carreira.

Nuno Baltazar gosta de «misturar a rudeza de uma parede inacabada com a sofisticação de um espelho e com o retrô do equipamento desportivo», e também aprecia a coexistência entre peças do quotidiano e outras de maior requinte. «Uma blusa de seda com plumas, porque não ser usada no dia-a-dia?», questiona, assumindo identificar-se com a nova loja, «aparentemente despida, mas cheia de detalhes», cujo projeto de arquitetura ficou a cargo do gabinete Cirurgias Urbanas. Para o criador, existe ali uma neutralidade que «faz que a coleção de homem faça sentido». Aliás, tem notado «uma adesão completamente diferente por parte do público masculino» desde a inauguração, no mês passado.

O espaço, ocupado por vestuário feminino e masculino, calçado e acessórios, «por si só, tem bastante personalidade»; só que, longe de se sobrepor às peças expostas – da coleção de verão 2018, sobretudo –, confere-lhes brilho. «L’amant» – referência ao livro O amante, de Marguerite Duras – é o nome da coleção que se encontra nesta loja de moda de autor, não por acaso próxima da de Luís Buchinho. A possibilidade de se criar alguma dinâmica entre ambas, quando a Baixa vive um «momento florescente», agrada a Baltazar, que pretende chegar a outros públicos. Existe até uma secção de roupa mais casual, desportiva, com fitas e néons, que mostra o lado menos conhecido da marca. É outro convite para entrar. A loja tem ainda um canto mais recatado, para atendimento, com lugares sentados e livros de moda alusivos a Yves Saint Laurent, Balenciaga ou Dior. Por baixo, há uma zona de trabalho e um armazém.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Bolhão, 37 (Baixa), Porto
Telefone
919549738
Horário
Das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30. Encerra ao domingo e à segunda.


GPS
Latitude : 41.1506496
Longitude : -8.607720100000051

 

Leia também:

El Mundo: esta ilha portuguesa ‘é a melhor do mundo’
Porto: nesta rua está o quadro oficial do Presidente
Amantes de carne: Sala de Corte reabre em Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend