“O mel é muito mais do que um frasco que se vai buscar quando estamos doentes”, garante Fátima Silva, mentora da marca Lagar do Mel, com loja aberta, em parceria com o Manel Jardineiro, no Centro Comerci al Bombarda. Fátima, uma fascinada “pelo mundo das abelhas”, deu os primeiros passos na apicultura após um problema de saúde que a fez abrandar, e a deixar para trás o estilismo e o marketing. Após uma formação intensiva em Trás-os-Montes, começou a produzir mel e a vender em mercados, até que se estabeleceu no CCB.
Reuniu no mesmo espaço, além de vários tipos de mel, produtos nacionais à base do mesmo e artigos complementares. Só de mel, há sete variedades. Cinco produzidas no Norte – de urze, castanheiro, mil-flores, eucalipto e rosmaninho -, e cinco no Sul. Do Algarve chegam os méis de laranjeira, alfarrobeira, medronheiro e tomilho, e do Alentejo, o de girassol. São diferentes em cor e sabor, mas partilham as propriedades regeneradoras, anti-inflamatórias e antioxidantes, e as vitaminas e minerais.
Também com mel, encontram-se bombons de chocolate, biscoitos, tisanas, granolas, “melpotas”, além de pólen, geleia real e própolis. Tudo de marca própria. De outras insígnias, há vinhos e licores, picantes, conservas, sabonetes, velas e até artigos veganos.
Além de loja, a marca Lagar do Mel pretende ser uma ferramenta pedagógica, consciencializando para a importância das abelhas. Neste sentido, a Largar do Mel e o Manel Jardineiro lançaram o projeto Bee Friendly Flowers, que se baseia na venda de flores “amigas” das abelhas, como urzes, rosmaninho, margaridas e alecrim.
Manel Jardineiro
o projeto de Manuel Silva ocupa metade da loja. Em exposição estão diversas kokedamas, plantas suspensas desenvolvidas segundo uma técnica ornamental japonesa, em que as raízes são envoltas numa bola.