Na loja Lagar do Mel/Manel Jardineiro, no Porto, vende-se mel nacional e kokedamas

A Lagar do Mel/Manel Jardineiro encontra-se no Centro Comercial Bombarda, na Rua de Miguel Bombarda. (Fotografia: Artur Machado/GI)
Após dois anos em soft opening, a loja Lagar do Mel/Manel Jardineiro começou a funcionar em pleno, com méis de quase todo o país e bonitas kokedamas.

“O mel é muito mais do que um frasco que se vai buscar quando estamos doentes”, garante Fátima Silva, mentora da marca Lagar do Mel, com loja aberta, em parceria com o Manel Jardineiro, no Centro Comerci al Bombarda. Fátima, uma fascinada “pelo mundo das abelhas”, deu os primeiros passos na apicultura após um problema de saúde que a fez abrandar, e a deixar para trás o estilismo e o marketing. Após uma formação intensiva em Trás-os-Montes, começou a produzir mel e a vender em mercados, até que se estabeleceu no CCB.

Reuniu no mesmo espaço, além de vários tipos de mel, produtos nacionais à base do mesmo e artigos complementares. Só de mel, há sete variedades. Cinco produzidas no Norte – de urze, castanheiro, mil-flores, eucalipto e rosmaninho -, e cinco no Sul. Do Algarve chegam os méis de laranjeira, alfarrobeira, medronheiro e tomilho, e do Alentejo, o de girassol. São diferentes em cor e sabor, mas partilham as propriedades regeneradoras, anti-inflamatórias e antioxidantes, e as vitaminas e minerais.

Também com mel, encontram-se bombons de chocolate, biscoitos, tisanas, granolas, “melpotas”, além de pólen, geleia real e própolis. Tudo de marca própria. De outras insígnias, há vinhos e licores, picantes, conservas, sabonetes, velas e até artigos veganos.

Além de loja, a marca Lagar do Mel pretende ser uma ferramenta pedagógica, consciencializando para a importância das abelhas. Neste sentido, a Largar do Mel e o Manel Jardineiro lançaram o projeto Bee Friendly Flowers, que se baseia na venda de flores “amigas” das abelhas, como urzes, rosmaninho, margaridas e alecrim.

Manel Jardineiro
o projeto de Manuel Silva ocupa metade da loja. Em exposição estão diversas kokedamas, plantas suspensas desenvolvidas segundo uma técnica ornamental japonesa, em que as raízes são envoltas numa bola.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend