Há peças em cortiça para descobrir na Cork Matters, no Porto

A loja Cork Matters encontra-se no Centro Comercial Bombarda, no Porto. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
Objetos utilitários, como taças, candeeiros e blocos de ioga, recheiam a Cork Matters, uma loja de design onde tudo o que está exposto foi produzido com cortiça.

A cortiça vence todos os materiais. É um objeto infinito de utilização”. É desta forma apaixonada que Alzira Peixoto fala da matéria-prima que dá forma a casas de pássaros, taças e blocos de ioga, meticulosamente arrumados na Cork Matters, no Centro Comercial Bombarda.

Este “enamoramento” pela cortiça, que é, acredita, “um bocadinho desprezada enquanto material” começou por volta de 2004, quando, juntamente com o designer Carlos Mendonça, desenvolveu, a CORK, uma linha para a área de banho, onde estão incorporados materiais tradicionalmente produzidos em Portugal em produtos com design inovador e arrojado. A CORK incluía saboneteira, taças, tapetes e um lavatório, peça que viria a ser distinguida no ano seguinte com um dos prémios de design mais reputados, o Red Dot, e que pode ser vista na loja.

A partir daí, a Simpleforms – empresa de design fundada por Alzira e Carlos – começou a desenvolver novas coleções – uma delas com porcelana – e novos objetos em cortiça, como candeeiros e bancos, sobretudo para o estrangeiro. Contudo, dado que o público principal é o externo, e “a distância para o consumidor final é muito distante”, a designer não conseguia perceber a reação das pessoas quando viam as peças pela primeira vez. E é neste contexto que surge a Cork Matters, há cerca de quatro meses.

Naquele espaço, que é uma espécie de “palco de ensaios”, há a possibilidade “de fazer peças novas e perceber se funcionam”. Atualmente, quem visitar a Cork Matters encontrará objetos utilitários, de design depurado e elegante, como os individuais, as adoráveis casas de pássaros, blocos de ioga, taças, candeeiros de teto e de mesa, tabuleiros, bases quadradas e redondas, bancos e uma cadeira, e ainda formas 3D para revestimentos de paredes e de chão, produzidos pela Granorte, empresa parceira.

Todos os objetos assumem a cortiça, estando esta descoberto, e apenas a cor varia. Algumas das peças podem assumir a cor azul, laranja-tijolo, cinzento, castanho ou, claro, o bege natural da cortiça.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Miguel Bombarda, 285, Porto. Centro Comercial Bombarda, loja 7
Horário
De segunda a sábado, das 11h às 19h. Encerra à terça e ao domingo.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend