Ainda vai a tempo de comprar presépios de bacalhaus

A Pássaro de Seda, em Aveiro, um espaço pequeno que privilegia o que é genuíno com artigos nacionais, de bijuteria a sabonetes, de calçado a louça. Para quem gosta do que é feito à mão.

Maria João Cravo é ceramista e das suas mãos nascem colares, pulseiras e alfinetes com as formas de bacalhaus, corações de Viana, andorinhas, galos de Barcelos e botões que usa na sua linha de roupa de peças costuradas com apontamentos de chita. Tudo feito à mão. Primeiro criou a marca de cerâmica artesanal Pássaro de Seda, e depois abriu a loja com o mesmo nome e com o selo “Portugal Sou Eu”.

A loja é uma montra de artigos portugueses. Lá encontram-se capotes alentejanos, sabonetes artesanais, lápis da Viarco, plantas que nascem em rolhas, cadeiras de praia em lona, botas com rendas, carteiras de pele com interior de cortiça, louça da Costa Nova, cestas de junco, malas feitas com o que sobra do feltro de chapéus. Todos eles são produtos de marcas nacionais e Maria João é irredutível neste critério.

«São marcas que nos trazem o nosso imaginário e que, de algum modo, vão buscar elementos às nossas raízes», explica. E assim há também espaço para sapatos em burel, louça de porcelana e grés, lápis aromáticos que podem ser plantados para renascerem como um girassol ou um amor-perfeito. «Todas as marcas são criteriosamente selecionadas, dando especial destaque ao feito à mão, ao autêntico e ao imaginário português, sem esquecer o toque de contemporaneidade».

A ceramista não para de inventar. Acaba de criar uma linha de bonecos de pano e, em parceria com a Amor Luso, marca de cosmética natural de Viseu, moldou lamparinas à mão que são vendidas com azeite com óleos essenciais e um pavio. São todas diferentes e foram batizadas de ninhos de luz. Não é uma colaboração única. Na coleção Walk with Art, Maria João escolheu a Casa do Major Pessoa, edifício azul do início do século passado, imóvel de interesse nacional junto ao jardim do Rossio da cidade, para estampar em sapatilhas.

A loja não é apenas uma loja; é também um ateliê de cerâmica, de espanta-espíritos, de cadernos costurados à mão, de sabonetes artesanais. E de outras artes que Maria João vai encaixando no seu pequeno espaço, que é uma também uma casa para quem também gosta de fazer peças com as próprias mãos.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Combatentes da Grande Guerra, 60, Aveiro
Telefone
917803114
Horário
Das 10h00 às 19h00 de segunda-feira a sábado. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 40.6395305
Longitude : -8.652952199999959

 

Leia também:

As novas pizas de Aveiro têm nome de máfia italiana
Novo pátio de Aveiro tem restaurante, esplanada e loja
Uma loja de artesanato cheia de cor e arte na ria de Aveiro