Tradição e inovação no mesmo prato na Praça da Alegria

O Et Portuguese é o novo gastrobar da Praça da Alegria, Lisboa, e apoia-se na cozinha tradicional portuguesa, do polvo à lagareiro ao leitão assado, bacalhau, pregos e picapau. Com um toque de inovação. Veja mais na galeria.

Nem só do recém-inaugurado Maxime Hotel se fazem as novidades na Praça da Alegria. Mesmo ao lado, os sabores da cozinha tradicional portuguesa sentem-se pelas portas abertas do Et Portuguese. O gastrobar inspira-se no latim para o nome e em clássicos portugueses para o que se serve à mesa.

A chefiar o espaço está Jorge Nunes, que culmina um percurso de treze anos ligado ao Eleven, o de Lisboa e o do Rio de Janeiro. Foi deste espaço que trouxe Maurício Lage, sous-chef do restaurante que entretanto encerrou, e que comanda agora a cozinha do Et Portuguese.

A tradição à mesa está presente em petiscos como a salada de polvo, camarão «à guilho», pregos em bolo do caco (incluindo um vegetariano, com grão de bico), picapau. O tremoço também não falta, aqui em pasta com molho agridoce no couvert.

Noutros pratos, dá-se um toque de inovação. O bacalhau assado acompanha com pão de ló de Ovar, crosta de alho e um puré de pimentos verde e vermelho que faz parecer a bandeira portuguesa no empratamento. Já o polvo à lagareiro leva pesto caseiro e cebola crocante e fica tenro depois de levar cinco choques térmicos enquanto se cozinha.

O leitão, uma das proteínas mais pedidas até agora, serve-se de duas formas. Como recheio de croquetes ou assado durante dezoito horas a baixa temperatura, sendo depois desfiado, prensado e selado antes de servir, com espinafres salteados, batata confitada e molho de laranja.

O gastrobar de 50 lugares também funciona à tarde ou durante o avançar da noite, com DJ garantido de quinta a sábado. Para beber um copo, às cerca de vinte referências vínicas juntam-se oito cocktails de autor. O da casa chama-se Alegria e oferece isso mesmo, numa mistura de vodka, licor de sabugueiro, sumo de lima e alecrim. Para uma despedida doce, obrigatório provar o pastel de nata invertido, com camadas de massa a fazer de base e a parte do creme virada ao contrário, a fazer lembrar a forma de um cogumelo.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça da Alegria, 50 (Av. Liberdade)
Telefone
218067964
Horário
Das 17h00 às 00h00; quinta a sábado, até às 02h00. Não encerra.
Custo
() Preço médio: 22 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.224500000000035

 

Leia também:

6 restaurantes com nota máxima no Lisboa à Prova
11 bares em Lisboa onde se ouve música ao vivo
8 programas para aquecer o fim de semana em Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend