Takeaway em conta: peixe na grelha a bom preço nesta casa de Setúbal

Takeaway em conta: peixe na grelha a bom preço nesta casa de Setúbal
A Cataplana, em Setúbal. (Foto: A-Gosto.com/GI)
Os famosos rodízios d’A Cataplana, clássico da cidade sadina com trinta anos, podem estar em pausa, mas o peixe de rio e de mar locais continuam a deitar-se no grelhador a carvão. Em takeaway e entrega em Setúbal, também há cozinha de tacho e o obrigatório choco frito, a preços simpáticos.

Filas de espera à porta, clientela fixa e casa cheia. A partir do meio-dia, era este o cenário habitual n’A Cataplana, que abriu há três décadas como uma das primeiras casas de rodízio de peixe em Setúbal. E se muita coisa mudou no último ano, há outras que nem tanto: a frescura do peixe de rio e de mar, vindos da vizinha lota setubalense, e de fornecedores de confiança. “Numa casa de peixe, a qualidade do produto é o mais importante”, assegura Alexandre Guerreiro, que gere o espaço há oito anos, com a mulher, Cátia.

O rodízio, que antes era um dos pilares do restaurante, ficou em stand-by, mas o grelhador a carvão continua a ser rei e senhor, dando cor e sabor a douradas, carapaus, peixe-espada preto, salmão e besugos, que têm presença habitual na carta e se vendem à dose. A estes juntam-se outras especialidades na grelha, como espetadas de mistas de carne e as de lulas, camarão e chouriço, além do pregado regado com molho de amêijoas, ao estilo Bulhão Pato.

O clássico choco frito, presença obrigatória numa mesa setubalense. (Fotos: A-Gosto.com/GI)

Todos os dias, há peixe de rio e de mar no grelhador a carvão.

Em terras sadinas, claro está, não podia faltar também o clássico choco frito, que se serve n’A Cataplana há vários anos, mas também as propostas de cozinha de tacho, que surgiram “a pensar nos clientes mais antigos, que voltam várias vezes, para não comerem sempre peixe na grelha”, conta Alexandre. Neste campo, há caldeiradas de peixe e de pata-roxa, arrozes de tamboril e marisco, massa de sapateira e ensopado de enguias. Depois do peixe grelhado, vem o doce. Entre as sobremesas disponíveis, opta-se entre mousse de manga e de chocolate, tarte de natas, baBa de camelo ou doce da casa, por exemplo.

Apesar de um último ano “catastrófico”, principalmente quando se trata de um restaurante de peixe na grelha, que pede uma refeição sem pressas e numa boa esplanada, Alexandre Guerreiro está agradecido pelo apoio da clientela de sempre, agora que estão a funcionar em formato de takeaway (todos os dias) e entregas grátis em Setúbal (fim de semana) aos almoços. “Ainda no outro dia, veio um cliente de Sintra só para buscar choco frito. Felizmente, muitos clientes ligam, preocupam-se”, conta.

Além da grelha, há cozinha de tacho e de conforto na carta d’A Cataplana. (Foto: DR)

A grande maioria do peixe fresco vem da lota de Setúbal.

 

Menu do dia:

A partir de 10 euros. Inclui peixe do dia na grelha, com acompanhamentos. Especialidades na grelha: Peixe fresco, espetadas, pregado com molho de amêijoas. Outros pratos: choco frito, caldeirada, arroz de tamboril e marisco, ensopado de enguias.

O restaurante fica situado na Avenida Dom Manuel I, em Setúbal

Alexandre e Cátia, os responsáveis pelo espaço.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend