Sabores da Aldeia: forno a lenha no Candal, na Serra da Lousã

Sabores da Aldeia, Candal. (Foto: Maria João Gala/GI)
O Sabores da Aldeia, restaurante na aldeia do xisto do Candal, na Serra da Lousã, aposta em pratos tradicionais no forno a lenha. O mais procurado é o cabrito, mas também há chanfana, entrecosto e sarrabulho.

É janeiro, mês associado a um certo abrandamento, mas o restaurante Sabores da Aldeia, no Candal, aldeia do xisto na Serra da Lousã, continua a receber gente vinda de vários pontos do país para gozar estadias na natureza e provar os sabores tradicionais da terra. Quem o diz é Mário Meira Santos, responsável por aquela casa com pratos confecionados em forno a lenha, servidos, ao fim de semana, numa sala com xisto, decoração rústica e lareira acesa, como apetece por estes dias.

“A comida feita em forno a lenha tem outro gosto”, acredita Mário, que prepara uma lista não muito longa de pratos tradicionais, alguns característicos da região. O que arranca mais suspiros é o cabrito assado com castanhas e batatas, a que se juntam a chanfana, o entrecosto ou o bacalhau com batatas a murro. Por encomenda, também há sarrabulho. E, para a sobremesa, arroz doce, tigelada, pêras bêbedas com especiarias ou o doce da casa. Este último leva gelado, um talasnico (bolo criado no Talasnal, outra aldeia do xisto) e Licor Beirão (produzido na Lousã).

A chanfana e as migas são presença constante na carta. (Foto: Reinaldo Rodrigues/GI)

O Sabores da Aldeia fica situado no Candal, aldeia de xisto. (Foto: Reinaldo Rodrigues)

No edifício que acolhe o restaurante funciona também a loja Aldeias do Xisto do Candal, com produtos daquele território: artesanato e bens alimentares, como os referidos talasnicos. Esse ponto de venda, que durante este mês abre só ao fim de semana, funciona ainda como mini cafetaria, onde se pode parar para beber um café ou um chá, antes de retomar o passeio pela paisagem serrana.

Mário e Ana são os responsáveis por esta casa. (Foto: Reinaldo Rodrigues/GI)

A clássica tigelada é uma das sobremesas do restaurante.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend