Porto: no Alivetaste há vinhos, gastronomia e roupa feita com subprodutos da vindima

Vinhos e pratos são harmonizados em mais uma edição do encontro. (Fotografia: DR)
Gastronomia, vinhos e uma vertente de inovação. Eis o que esperar do Alivetaste, que acontece, nesta segunda-feira, a partir das 18 horas, nos jardins da Pousada Pestana Palácio do Freixo, no Porto. Uma novidade desta sexta edição, reservada a profissionais do setor, é o lançamento de uma marca de vestuário que integra subprodutos da vindima.

Aquela linha de vestuário para profissionais da restauração e da hotelaria, da marca Harvest by Prochef, tem por base um tecido que “incorpora resíduos gerados nos processos de vindima e vinificação, resultando num produto têxtil inovador, sustentável e alternativo ao couro animal”, defende, em comunicado, o portal de gastronomia, vinhos e turismo Alivetaste. Este último organiza o evento, com o apoio da Viniportugal, do Turismo do Porto e Norte e da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. O Alivetaste reúne 35 produtores de diferentes regiões vinícolas do país e 20 chefs, entre outros convidados, não estando aberto ao público em geral.

A nova coleção – que deverá ser comercializada, numa primeira fase, em países como Espanha, Reino Unido ou França – é feita com o referido tecido, que se chama Invinotex e resulta de uma parceria entre duas empresas do Minho: a têxtil Tintex e a vínica Soalheiro. “Esta cooperação permitiu à Tintex produzir e utilizar pela primeira vez pó de bagaço de uva nas suas formulações de revestimento dos tecidos, incrementando o leque de resíduos e subprodutos que atualmente utiliza (pó de cortiça, serrim e casca de pinheiro)”, refere a mesma nota.

Uma amostra da nova marca de vestuário profissional.
(Fotografia de António Alto da Veiga/DR)

“Alivetaste – Sabores da Vida é um encontro que mostra o que de melhor se faz em Portugal na área da gastronomia e vinhos. Este ano, quisemos acrescentar a área de inovação no encontro Alivetaste”, afirma Mário Rodrigues, do Alivetaste, citado no mesmo comunicado. “Com esta inovação de nível mundial, todos os chefes de cozinha presentes no encontro estão vestidos com jalecas que integram o tecido feito a partir do engaço da uva, e durante o desfile vamos ter aventais, jalecas, coletes e outras peças.”

No evento participam produtores de vinhos como Magnum – Carlos Lucas Vinhos (Dão), Symington Family Estates Vinhos (Douro), Quinta de São Luiz/ Sogevinus (Douro), Quinta da Biaia (Beira Interior), Prior Lucas (Bairrada), Quinta de Sant’Ana (Lisboa), Quinta de Soalheiro (Vinhos Verdes), Quinta Serra d’Oura (Trás-os-Montes), Monte da Penha (Alentejo), Brejinho da Costa (Setúbal), Falua (Tejo), Santos Lima/Makro (Algarve), entre muitos outros.

Aos vinhos juntam-se criações gastronómicas de diversos chefs, de que são exemplo Rui Martins (Culto ao Bacalhau), Julien Montbabu (Le Monumental Palace), Mónica Pereira, Francisco Siopa (Penha Longa Resort), Júlio Pereira (Kouve by Chef Júlio Pereira), Duarte Eira (Salpoente), José Gil (A Taberna), Angélica Salvador (In Diferente), Tiago Bonito (Casa da Calçada), Renato Cunha (Ferrugem), Tony Salgado (Pestana Palácio do Freixo) ou Arnaldo Azevedo (Restaurante Villa Foz).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend