Porto: A histórica, versátil e refrescada Queijaria Amaral

Queijaria Amaral (Fotografia de Igor Martins/GI)
É uma das lojas históricas da cidade e a nova gerência trouxe um punhado de estreias: juntou uma seleção de queijos internacionais ao catálogo de portugueses e abriu moradas no Mercado do Bolhão e em Braga.

Durante várias décadas, a “queijeira realizadora”, como era conhecida Maria José Silva, foi a proprietária e o rosto da Queijaria Amaral. A realizadora portuense, que também interpretava e musicava os seus próprios filmes, conciliava a paixão pelo cinema amador com o atendimento na loja, especialmente procurada pelo queijo Serra da Estrela.

Hoje, a queijaria fundada em 1928 integra a lista de lojas históricas criada ao abrigo do programa municipal Porto de Tradição, e ao comando dos seus destinos está António Luís, produtor de leite de ovelha e vinho há mais de 30 anos. “A gente fornecia para aqui uns queijos”, começa, contando como a relação de amizade com a proprietária e a oportunidade de negócio se uniram para o levar a assumir a gerência da loja. É do seu rebanho que provém o leite para produzir o queijo de ovelha amanteigado da casa que, a par do Serra da Estrela DOP, é o ex-líbris da Queijaria Amaral.

Queijaria Amaral (Fotografia de Igor Martins/GI)

Queijaria Amaral (Fotografia de Igor Martins/GI)

 

À oferta já existente de queijos portugueses – que sempre foi a aposta da loja -, António juntou algumas variedades internacionais, que compõem um catálogo com cerca de 50 exemplares. Gouda, manchego, gruyère ou raclette fazem companhia ao Terrincho transmontano, ao Picante da Beira Baixa – ou queimoso – e ao São Jorge. No balcão que a queijaria abriu no Mercado do Bolhão existe ainda lugar para uma seleção de queijos italianos, todos artesanais.

Queijaria Amaral (Fotografia de Igor Martins/GI)

 

No campo das novidades, está também uma nova morada em Braga. A Queijaria Amaral III abriu há pouco mais de um mês, junto ao Arco da Porta Nova, com uma apetecível esplanada e uma oferta semelhante à da casa original, que inclui também tábuas de queijos e enchidos para saborear no local. “Pergunto sempre se querem queijos mais fortes ou mais suaves”, diz António. E a partir daí monta a tábua ao gosto do cliente e sugere um vinho para acompanhar.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Santo Ildefonso, 190, Porto
Telefone
222 004 162
Horário
Das 9h às 19h. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend