Pastelaria lisboeta lança novos bolos e bebidas frescas com café

A bôla de papada fumada é a novidade salada da Pastelaria. (Fotografia de Manuel Manso)
A Pastelaria, de porta aberta no piso térreo do Bairro Alto Hotel, na Rua do Alecrim, em Lisboa, lançou quatro novos itens de pastelaria - um salgado e três doces - e novas bebidas frescas, feitas com café de especialidade 100% arábica.

Pastelaria mais ou menos tradicional, com o toque da chef pasteleira Maria Ramos, e café de especialidade: é neste duo de homenagem às pastelarias tradicionais de Lisboa que assenta a principal oferta da Pastelaria, o espaço do Bairro Alto Hotel aberto a hóspedes e a passantes onde os doces e salgados são apresentados dentro de uma gaveta protegida por uma vitrine, como se de joias se tratasse.

As novidades, introduzidas no início de março, são salgadas e doces. Na primeira categoria há agora uma bôla de papada de porco fumada (curada num fumeiro tradicional, a lenha, na Sertã), coberta de sementes de sésamo, cominhos e flor de sal. Nos doces, os clientes encontram um novo bun de chocolate, um brioche de baunilha e framboesa e um pão-de-ló em miniatura “de comer à colher”.

(Fotografia de Manuel Manso)

Em comum têm o facto de as receitas terem pouco açúcar, à razão de menos 30% daquele que é convencionalmente colocado nos bolos. “A nossa pastelaria foi pensada para não ser muito doce, por isso procurámos que o açúcar fosse equilibrado, até na receita do pastel de nata de comer à colher, à qual adicionámos aromáticos como limão, laranja, canela e baunilha”, diz Maria Ramos.

E há outros segredos que também fazem a diferença no resultado final: a massa do jesuíta, por exemplo, só é recheada depois de cozida, com o doce de ovo terminado com amêndoa, azeite e creme fraîche “para não ficar tão enjoativo”. Rolo de canela e mel, jesuíta, pastel de nata, pão de Deus, banana bread e empada de frango em vinha d’alhos completam as opções na vitrine.

(Fotografia de Vasco Monteiro)

(Fotografia de Francisco Nogueira)

Aposta no café de especialidade

Inserido no segmento de luxo informal, após a sua grande remodelação e ampliação, o Bairro Alto Hotel decidiu elevar a qualidade do café que servia aos clientes, apostando por isso no café de especialidade. “Entendemos que só assim estaríamos alinhados com a qualidade da nossa gastronomia e vinhos”, explica Miguel Inácio, diretor de comidas e bebidas da unidade de cinco estrelas.

Trata-se de um café 100% arábica – o outro tipo de café, a par do robusta -, que tem menos 30% de cafeína face aos cafés correntes, explica Paulo Pinho, da The Royal Rawness. E o que o robusta, presente na maioria dos lotes de café comerciais, tem em amargor, o arábica tem em acidez e doçura. A torra, pesagem e modos de extração do café procuram alcançar o balanço entre cremosidade, acidez e corpo.

(Fotografia de Manuel Manso)

Presente desde 2019 em todos os espaços – à exceção dos quartos e suítes, equipadas com máquinas de café de cápsulas -, o café de especialidade é fornecido pela The Royal Rawness, torrador que se estabeleceu, há três anos, no Hub Criativo do Beato, em Marvila. A vantagem do hotel, elogia Paulo Pinho, é ter o seu próprio blend.

O blend – Brasil, Honduras e Tanzânia – foi obtido após “três meses a escolher lotes, grãos e a ajustar todos os níveis”, revela Miguel Inácio, e chega ao hotel após uma torra média, que lhe dá notas de chocolate negro, frutos vermelhos e caramelo. Ao ser versátil, adapta-se quer à máquina de expressos italiana La Marzocco, quer aos outros métodos de extração, como a french press, extração a frio, chemex e V60.

No menu da Pastelaria há expressos, lattes, flavoured lattes, cappuccino, expresso macchiato e flat white, entre outras bebidas cafeinadas. A tempo da primavera, foram introduzidas três novas opções frias: o flavoured latte (café e leite vaporizado), o expresso com panna (café coberto com chantilly) e o blended iced latte (mistura de café gelado, leite e gelo). A quarta bebida, fresca, é uma limonada de framboesa, yuzu e hortelã.


Pastelaria
Rua do Alecrim, 129 (Chiado)
Tel.: 213408253
Web: bairroaltohotel.com
Das 10h às 19h. Não encerra.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend