Lisboa: este novo hotel ocupa um quarteirão inteiro do Chiado

O hotel fica na Praça Luís de Camões, em pleno Chiado, em Lisboa. (Fotografia: DR)
O primeiro hotel boutique de cinco estrelas da cidade, no Bairro Alto, reinventou-se e está como novo, aberto a hóspedes e a residentes, às memórias e à modernidade.

“Um dos objetivos desta renovação foi devolver à cidade este quarteirão que estava, em parte, devoluto, com uma oferta que fizesse sentido para o hotel e para o bairro”, diz João Prista Von Bonhorst, diretor-geral do Bairro Alto Hotel. Quando abriu, em 2005, foi o primeiro hotel boutique classificado com cinco estrelas em Lisboa. E também a morada – convém não esquecer – do primeiro terraço que viria a inspirar tantos outros nessa moda de ver ver as vistas e beber um copo. Catorze anos depois o Bairro Alto Hotel reabriu portas, superando-se com o dobro do tamanho, quartos maiores e novas áreas e serviços.

 

Normalmente as questões técnicas são abreviadas ou omitidas, mas vale a pena referir que ao longo dos mais de três anos de obras os pisos superiores do edifício original, datado do século XVIII, foram reconstruídos, e os três edifícios adquiridos posteriormente (formando um quarteirão inteiro entre o Chiado e o Bairro Alto) igualmente recuperados, preservando a arquitetura pombalina, cantarias de pedra, abóbodas e azulejos. O projeto ficou a cargo de Souto de Moura (vencedor do Pritzker Prize em 2011), ele que era um cliente habitual do Bairro Alto Hotel.

A decoração feita pelo Atelier Bastir entre o clássico e o contemporâneo reforça a identidade do hotel. Mantêm-se as esculturas de Rui Chafes, em ferro fundido, no átrio, e as fotografias de Rui Calçada Bastos. Os ofícios manuais são homenageados com uma tapeçaria com base em macramé numa parede de três andares, assim como nos cortinados, colchas das camas e loiças das casas de banho. A ampliação resultou em 87 quartos (22 dos quais suítes) maiores e mais confortáveis, com vistas para o casario que dão vontade de subir ao Terraço BAHR, no quinto andar, para ver Lisboa em todo o seu esplendor.

 

A componente gastronómica foi entregue ao chef Nuno Mendes, dono de uma carreira de sucesso em Londres. Da cozinha portuguesa contemporânea do restaurante ao terraço em frente, passando pela pastelaria cheia de doces originais e pelo pequeno-almoço à carta, tudo tem o seu fino traço de execução. Na mesma linha surgem o Mezzanine (com refeições ligeiras) e a carta de outro terraço reservado aos hóspedes. A seu tempo, abrirá no Largo Barão de Quintela o bar 18.68 – homenagem ao quartel de bombeiros voluntários mais antigo do país – com cocktails e petiscos de partilha. A experiência, essa, é para viver inteira.

 

Wellness & Fitness Center
O hotel ganhou também um ginásio, uma sala de tratamentos, uma sauna e um duche
sensorial, para usufruto dos hóspedes.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend