O serão começa com um jantar repleto de sabores italianos, a partir das 19h30, no Cais da Villa, instalado no antigo armazém ferroviário da estação de Vila Real. O chef Daniel Gomes sugere um menu que inclui ravioli de cogumelos com creme de trufas para entrada, risotto à milanesa com vieiras e saltimbocca maronesa com gnocchi como pratos principais. A panna cotta com Disaronno, um licor italiano, dá o toque final à refeição, acompanhada por um vinho do Porto Vintage da Quinta da Costa das Aguaneiras, produzido pela Casa de Mateus.
É lá que acontece o segundo momento da noite, um concerto encenado, com início às 21h30, cujo repertório apresenta um notável conjunto de árias da época. «Setaro, Construtor de Utopias» tem encenação de Mario Pontiggia, e interpretação da reconhecida mezzo-soprano americana VivicaGenaux e do barítono galego Borja Quiza.
A ópera conta ainda com atuação Orquestra Barroca de Mateus, dirigida por Ricardo Bernardes, naquela que é a estreia absoluta do ensemble, constituído por alguns dos melhores músicos de Portugal e Espanha, especializados na interpretação histórica e com instrumentos de época.
O jantar e concerto têm o custo de 70 euros, e as reservas podem ser feitas para o e-mail [email protected] ou pelo telefone 936825649.
Longitude : -7.7397351902129685
Leia também:
Crítica de Fernando Melo: Cais da Villa, Vila Real
Vila Real: a cidade que se mexe para lá do Marão
As cristas de galo de Vila Real têm uma casa no Porto