Odemira: da horta para a mesa, confecionado no fogo

Craveiral FarmHouse. Restaurante FarmTable. (Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens)
No novo Craveiral Farmhouse, o chef Michelin Alexandre Silva cozinha no fogo os legumes e hortícolas que a horta biológica do hotel fornece. Mais que uma cozinha sazonal e criativa, o objetivo é ser um projeto agrícola.

O sol ainda vai pouco alto quando o chef Alexandre Silva, de botas e avental, já anda a colher couves toscanas, cebolas roxas e couve kale na extensa horta do Craveiral Farmhouse, um hotel rural perto de São Teotónio, em Odemira, no sudoeste alentejano. Daí a poucas horas irá usá-los na cozinha. “Neste momento quase todos os hortícolas vêm daqui. A horta vai ser redesenhada por um consultor em agricultura biológica, porque nos preocupa os calendários de estação”.

Detentor de uma estrela Michelin com o restaurante LOCO, em Lisboa, a verdade é que Alexandre Silva sempre sentiu o apelo de cozinhar “da horta para a mesa”, cumprindo o que, em muitos casos, não passa de uma narrativa de marketing. A ideia surgiu o ano passado, aquando de um pop-up de apresentação do restaurante FOGO no hotel, e começou a ganhar forma com a plantação dos primeiros hortícolas em abril. Para Pedro Franca Pinto, advogado e proprietário do espaço, foi a concretização de mais uma parte do seu sonho de ser agricultor.

A médio prazo, o objetivo do hotel é produzir 70% da matéria-prima necessária para o restaurante. Tudo o resto vem já da região, como o peixe da lota de Sines e o porco alentejano, borrego, vaca, queijos, enchidos, doces e pão de produtores locais. Na cozinha ao ar livre equipada com dois fornos a lenha e uma grelha estilo robata japonesa, Alexandre Silva dá continuidade ao que se vê no FOGO com pratos ao sabor das labaredas, de “conforto” e muito criativos.

Na carta há, por exemplo pão tostado com azeite, alface kale da horta com presunto e ovos biológicos, percebes, berbigão e salada de choco. Nas assadeiras de barro, diretamente do fogo, chegam arroz de forno com cachaço de porco preto e arroz de peixe. A experiência pede que cada cliente se deixe ir no embalo do chef, acompanhado de bons vinhos, e torna-se especialmente agradável no alpendre durante as noites amenas.

Craveiral Farm Table
CraveiralFarmhouse
EM 501, Km 4, São Teotónio (Odemira)
Tel.: 28324 9170
Web: www.craveiral.pt
Todos os dias, das 12h30 às 23h.
Preço médio: 35 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend