O novo Orteá, em Lisboa, junta restaurante, queijaria e mercearia vegan

Todos os pratos do restaurante Orteá assentam em plantas. (Fotografia: DR)
O Orteá, na zona de Santos, é o novo coletivo que junta mercearia, queijaria artesanal, produção de kombuchas e restaurante. Para o ano, terá também um bistrô focado na alimentação com base em plantas.

Dispostas em vasos, prateleiras, suspensas e acondicionadas dentro de armários, qual laboratório botânico, as plantas de interior preenchem todos os recantos do novo Orteá – Vegan Collective, em Santos. E “são todas verdadeiras”, nota a gerente Joana Alves antes de explicar a transformação do Botanista, aberto há três anos, neste novo espaço que junta restaurante, mercearia e, brevemente, um bistrô.

Focado no compromisso de “mostrar que a comida plant-based é saborosa, nutricionalmente saciante e esteticamente apelativa”, o espaço apresenta uma nova carta de comida sazonal, baseada em ingredientes vegetais trabalhados com técnicas da cozinha moderna. Tem entradas, bruschettas, sanduíches, bowls, panquecas e pratos principais, assim como sobremesas e queijos veganos.

Produzidos na queijaria Eva à base de caju, miso, levedura nutricional, flor de sal e probióticos, ganham diferentes sabores conforme o que lhes é adicionado: ervas e pinhões, tomate seco e sementes de sésamo e paprika fumada. Dividir a tábua Nude by Eva, enriquecida com pão brioche e cogumelos, é uma boa forma de provar os queijos e abrir o palato aos sabores veganos.

Para compôr a mesa vale a pena dividir também as gyosas botânicas (duo de shimeji e cogumelo paris, nabo, sementes de sésamo, gengibre e molho ponzu) e pedir como pratos principais o Bela Ciao (papardele caseiro, cogumelos em vinho tinto, avelãs fumadas e trufa) e o Amuleto (tofu marinado, tamarindo, alho negro, velouté de batata doce, crocante de brioche e alho francês grelhado).

A sobremesa Pequeno Bosque é delicada, e apesar de ser feita à base de chocolate (com arandos, nozes pecan e pedras doces), não é demasiado doce. Segundo Joana Alves, a cozinha utiliza apenas açúcares naturais de tâmara, coco e agave e farinhas sem glúten. Em alternativa há bolos e tartes sem glúten, feitos ali mesmo e
vendidos à fatia ou inteiros, por encomenda.

No piso de cima são feitas as kombuchas Era e funciona a mercearia Pistacio, que em breve dividirá o espaço com o bistrô. Entre os artigos disponíveis há frutos secos e leguminosas a granel, chocolates veganos, vinhos biodinâmicos, azeites, molhos, biscoitos, granola, bolachas, doces, manteigas e compotas, enchidos, bebidas vegetais, farinhas, cosméticos naturais, cremes e utensílios de higiene.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend