O Mês das Migas está de volta a Mora com a oitava edição

O Mês das Migas está de volta a Mora com a oitava edição
O Mês das Migas está de volta. (Foto: Reinaldo Rodrigues/GI)
O festival gastronómico Mês das Migas regressa ao concelho de Mira, no distrito de Évora, com a sua oitava edição, durante todo o mês de maio. Onze restaurantes participam, dando a provar dezenas de variedades de migas.

Há quase uma década que se celebra esta iniciativa gastronómica no concelho de Mora, no distrito de Évora, sempre no mês de fevereiro. Mas ao contrário do que acontece habitualmente, este ano o Mês das Migas decorre durante todo o mês de maio, com um atraso causado pela pandemia e as restrições aplicadas aos restaurantes no primeiro trimestre.

De 1 a 31 de maio, onze restaurantes espalhados pelo concelho vão reforçar as suas cartas com as mais variedades de migas, uma das principais bandeiras da gastronomia alentejana. Em Mora, participam os restaurantes Afonso, O Alentejano, Bombeiros e Sabores Mora; já em Brotas inclui-se O Poço e em Cabeção os restaurantes A Palmeira, Os Arcos, O Fluviário e o Solar da Vila. De Pavia, contam-se os espaços O Forno e No Molh’ó Pão.

As migas servem-se num leque de variedades nos 11 restaurantes aderentes. (Foto: Diana Quintela/GI)

Migas de espargos com carne de alguidar, migas de batata com enchidos fritos, migas de ovos com cação frito, migas de coentros, migas de bacalhau à alentejana, migas de poejo com lagartinhos de porco preto, migas de feijão com couve e peixe frito e migas de hortelã com cação são apenas algumas das dezenas de pratos que serão confecionados diariamente nestes onze restaurantes, mostrando a versatilidade deste prato clássico a sul.

A autarquia aconselha a que as reservas se façam com antecedência e reforça que este é um evento “já enraizado na cultura gastronómica do concelho”. “É, acima de tudo, um contributo muito importante para a atividade económica do concelho, valorizando a nossa gastronomia e restauração, para mais numa altura em que esta atividade está praticamente suspensa”, explica a Câmara Municipal numa nota no seu site. Consulte neste link mais informações sobre os pratos disponíveis e as informações dos restaurantes.

A iniciativa gastronómica acontece em maio, e não em fevereiro, como era habitual.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend