O Marmorista: há pratos para partilhar neste antigo armazém de mármores no Porto

O restaurante O Marmorista abriu num antigo armazém de mármores a poucos passos da Rotunda da Boavista. (Fotografia: Artur Machado/GI)
Do armazém de mármores preexistente restam bustos, tampos de pedra e outras memórias bem visíveis n’ O Marmorista. Este novo restaurante-bar, na Boavista, tem pratos para partilhar, cocktails de autor e música noite dentro.

Tudo começou com a descoberta do espaço, apetecível por si só e também por ficar fora da Baixa do Porto. Era um armazém de mármores, com máquinas enormes e um circuito interno de reaproveitamento de água, a poucos passos da Rotunda da Boavista, mas acabou por dar lugar a um negócio muito diferente: O Marmorista, restaurante-bar que abriu portas, no fim de novembro, mantendo vivas as memórias do lugar, tanto no nome como na decoração. Mesmo o padrão das fardas, desenvolvidas por Anita Gonçalves, é marmoreado.

O Marmorista (Fotografia: Artur Machado/GI)

 

Aquela casa ampla, de estilo industrial, combina paredes cinza com neons vermelhos, plantas e, claro, mármores. São matérias-primas e esculturas da encarnação anterior, que viraram elementos decorativos – dos bustos da entrada aos tampos das mesas, cortados in loco. Houve muito trabalho “faça você mesmo”, conta Nuno Leal, um dos quatro sócios – os outros são Filipe Santos Teixeira (ex-proprietário do Plano B), Ricardo Costa (novo dono do Plano B e um dos proprietários do restaurante KUG), e o advogado Diogo Oliveira.

 

“A nossa ideia era descentralizar, ter um negócio fora da Baixa, mais vocacionado para as pessoas da cidade e menos para os turistas”, explica Nuno. Ainda aparece quem queira comprar mármores, mas agora encontra um espaço de estética apurada onde pode fazer uma refeição, petiscar ou beber um copo a qualquer hora, entre o meio-dia e a meia-noite – de quinta a sábado, até às duas da manhã, com animação a cargo de DJ.

A carta é de base mediterrânica, com influências europeias e asiáticas, na descrição de Filipe Santos Teixeira. Inclui entradas para partilhar, mas também pratos individuais, como a carbonara de bacalhau ou o robalo grelhado com risoto de espargos. Este último integrou o menu executivo (disponível de segunda a sexta, ao almoço, por 15 euros), mas foi tão bem recebido que ganhou lugar cativo.

O Marmorista (Fotografia: Artur Machado/GI)

 

A cozinha, aberta, está a cargo do chef Luís Martins; Ana José Lamela é a chef de pastelaria e Marco Guedes o chefe de bar. Aqui, o grande forte são os cocktails de autor, como o “Connemara” (nome de um mármore verde, como a bebida, que tem como base mezcal). Recentemente, a oferta das tardes cresceu, com a introdução de tábuas e bolo mármore.

Chefs convidados
Uma vez por mês, O Marmorista recebe chefs convidados ao jantar. É a iniciativa “Na mesa com”, que teve Ana Leoa na primeira edição.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Meditação, 70, Porto (Boavista)
Telefone
221 182 287
Horário
Das 12h30 às 00h (sexta até às 2h; sábado das 17h30 às 2h). Encerra domingo e segunda.
Custo
() Preço médio: 30 euros; sobremesa “Carlamellows”, 5 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend