O folar premiado da Confeitaria Santa Coina

O folar da Páscoa da Confeitaria Santa Coina venceu o concurso de Melhor Folar de Portugal. (Fotografia de Gerardo Santos/Global Imagens)
É das mãos dos irmãos Andreia e Agnaldo que sai o eleito Melhor Folar de Portugal de 2022. Na Coina (Barreiro), a Confeitaria Santa Coina já havia levado as suas coininhas à vitória das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia.

Há 22 anos, Andreia Borba apaixonou-se por um português e trocou a sua Brasília por Portugal. No país-irmão, era funcionária pública mas já fazia doces, paixão que aprofundou por cá, mergulhando em livros e formando-se em doçaria portuguesa. “Apaixonei-me pela doçaria conventual. Achava fascinante como se podiam fazer coisas tão diferentes com os mesmos produtos”, conta a proprietária da Confeitaria Santa Coina, que abriu há uma década, e que está renovada e ampliada há três anos.

Nesta casa da Coina, a massa-mãe e as fermentações naturais são protagonistas, sempre em ambiente familiar, apoiada pelo irmão Agnaldo, o marido José, e a filha Marlene. “Aqui, quis resgatar as receitas antigas, de afeto. Comida é amor”, adianta Andreia. Por estes dias, o rei da casa é o folar doce de Páscoa, que acaba de vencer a edição de 2022 do concurso Melhor Folar de Portugal, organizado pela Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, que contou com quase centena e meia de participantes. O mesmo título já tinha vencido em 2016, e em 2015 tinha conquistado um segundo lugar.

Agnaldo Borba e Andreia Borba, proprietários da Confeitaria Santa Coina.
(Fotografia de Gerardo Santos/Global Imagens)

O reconhecimento fez crescer o negócio, de tal forma que chegam a vender 200 unidades num só dia. O segredo do folar “é simples” e pode ser provado até dia 24, sob encomenda. A massa leva farinha, açúcar, ovos, canela, manteiga, leite “e dois segredinhos”, ri-se Agnaldo, que deixa a massa a descansar durante 24 horas, antes de a levar ao forno em pedra e de a pincelar com mel de rosmaninho no fim, ganhando um exterior crocante e um interior fofo. Há dois tamanhos disponíveis: o normal pesa cerca de um quilo e o familiar dobra este valor.

Nas montras da Santa Coina desfilam diariamente as criações artesanais dos irmãos, como o panetone e as amêndoas, disponíveis nesta altura, papos de anjo, pudim de nozes, travesseiros de Coina, trouxas de moscatel e as coininhas, um ex-líbris do espaço, uma espécie de queijada à base de requeijão de ovelha de Azeitão, e que foi um dos vencedores das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia, em 2021.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Moinho do Alimo, 5B, Coina
Telefone
212103002
Horário
Das 07h30 às 19h30. Encerra quarta.
Custo
() Preço: folar a 19 euros/quilo.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend