Novo pátio de Aveiro tem restaurante, esplanada e loja

Refeições ligeiras, especialidades italianas, brunch de fim de semana e sobremesas que combinam sabores são servidas num espaço luminoso com um pátio nas traseiras e uma loja de cozinha e na cave.

José Carlos Sá e Alice Marques tiveram uma loja de sobremesas perto do cais da Fonte Nova, em Aveiro, e mudaram-se para mais perto do centro, onde criaram um espaço mais abrangente. Chama-se O Páteo, por conta da zona das traseiras ao ar livre, e lá (dentro e na esplanada) pode-se saborear refeições ligeiras (há um menu do dia por 5 euros) ou mais demoradas, numa carta criada pelo chef Gonçalo Melo, da Escola de Hotelaria de Coimbra. No piso de baixo, há uma loja ligada à cozinha, fotografia e decoração, a Alma de Alecrim.

O Páteo «é um espaço para refeições ligeiras e rápidas, para petiscar ao fim do dia, depois do trabalho», diz José Carlos Sá. Na carta, há empalhada – o nome que eu Aveiro se dá ao pratinho com tremoços e amendoins para beber com a cerveja – que aqui também leva tostas e compota; tábuas com enchidos e queijos; torradas, panquecas, crepes e waffles. E ainda churros, que não sendo fritos, são estaladiços e com um travo salgado. É uma casa com vasos nas paredes, balcão em cima, pátio atrás. Para estar, conversar, saborear.

Os brunchs enchem o olho com tudo a que têm direito, desde compotas, duas variedades de pão, ovos mexidos com alheira e cebolinho, empadinha de frango e ainda crepes com maçã e nozes. O menu brunch fica por 14,5 euros para duas pessoas e serve-se sobretudo ao sábado e domingo, mas no resto da semana a pedido. Outra especialidade são as piadinas, uma sandes feita com um fino pão italiana que envolve vários ingredientes, como atum, mozarela ou rúcola (piadina mare) ou queijo, fiambre, rúcula e cebola frita (piadina francese). Outras especialidade é a “open sandwich”, uma cama de pão crocante com vários ingredientes.

Nas sobremesas, a pera rocha e os frutos secos acompanham o leite-creme, e as verrines levam iogurte grego e outros sabores de flocos de aveia tostados, ovos moles, frutos vermelhos, e nozes.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Uma loja de artesanato cheia de cor e arte na ria de Aveiro
Pelos caminhos dos ovos-moles de Aveiro, clássicos e renovados
Em Aveiro há novos petiscos à espanhola para provar em família




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend