No novo terraço do Vinum, há petiscos e cocktails sobre o Douro

O terraço do Vinum, em Gaia. (Fotografia: DR)
O Vinum Restaurante & Wine Bar, instalado nas caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia, inaugurou um impressionante terraço com vista sobre o rio, onde apetece ficar a saborear os novos “pintxos” e os cocktails elaborados pelo bartender Daniel Carvalho.

O Vinum Restaurant & Wine Bar acaba de inaugurar um terraço, dividido em três áreas distintas, com uma vista impressionante sobre o Douro e as suas margens. Já havia uma pequena zona exterior, onde se sentava pouco mais de uma dezena de pessoas, mas com esta novidade, o número de lugares subiu para uma centena. Agora, é possível pedir a carta do Vinum, ao almoço e ao jantar, a partir da esplanada do restaurante. Esses novos cem lugares distribuem-se pelo wine bar, pela esplanada do restaurante e pelo lounge – a zona mais informal, onde as cadeiras foram trocadas por sofás. Fora do horário de almoço e jantar, está em vigor o menu de petiscos, servido ao longo de todo o dia. O menu já existente, de onde constavam conservas e propostas da cozinha, foi alargado com a introdução dos “pintxos”, resultado da parceria com o grupo Sagardi.

Para viver a experiência basca, sugere-se o tradicional Gilda, uma combinação intensa de azeitonas, anchova e pimento Guindilla de Ibarra avinagrado. A oferta inclui ainda os pintxos de “hummus” de tremoço, salada de polvo e cenoura, pão com chouriço e presunto e queijo da Serra da Estrela DOP.

Há pintxos e cocktails de autor para provar no novo espaço do Vinum. (Fotografias: DR)

Além dos almoços e jantares, o novo terraço tem petiscos ao longo do dia, entre refeições.

Os petiscos podem ser acompanhado por uma das referências de vinho a copo – do porto, brancos, tintos, champagne e espumante -, ou por um dos novos cocktails assinados por Daniel Carvalho. O bartender – eleito Barman do Ano em 2017 -, criou seis cocktails com base de vinho do Porto, a partir das referências da casa Graham´s, numa tentativa de provar a versatilidade da bebida.

Nomeados segundo referências do mundo vínico, as criações do bartender são uma viagem pelo mundo, com os pés bem assentes no Douro. Exemplo disso é o tropical Gavião, que junta vinho do Porto, cachaça, água de coco, hortelã e pandan (uma planta asiática de sabor abaunilhado), numa tentativa de reinterpretar o Mojito. Quem não quiser arriscar, pode contar com clássicos como o Old Fashioned, Negroni, Mojito e Porto Tónico.

O espaço exterior foi renovado e consegue albergar cerca de cem comensais.

A mixologia fica a cargo do bartender Daniel Carvalho.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend