N’O Macrobiótico, no Porto, há comida vegana e em conta

O Macrobiótico. (Fotografia de Artur Machado/GI)
Regresso às origens através de pratos cheios de cor e sabor, assentes em produtos naturais e de época, sem origem animal. Eis a proposta d’ O Macrobiótico, restaurante com mercearia biológica, no Bonfim.

Tudo começou quando um problema de saúde levou Joana Simões a abandonar carnes, açúcares e fritos. Sentiu na pele os efeitos positivos dessa escolha, fez um curso de culinária focado na alimentação macrobiótica, estava ela em Lisboa a trabalhar, e resolveu ir mais longe na mudança. Após duas décadas numa empresa de transportes e logística, decidiu voltar ao Porto e criar um negócio próprio. Há quatro anos, abriu O Macrobiótico, na Rua do Bonfim, mesmo ao lado da frutaria dos pais. É um restaurante com vertente de mercearia biológica, onde tudo o que vai para a mesa é o mais natural possível e vegano, por opção.

Joana, que se ocupa da cozinha, reconhece que a alimentação macrobiótica continua a ser um bicho papão para muitos, algo que procura desmistificar. E em que consiste, afinal? É quase um “voltar às origens, comer os frutos e legumes da época, refeições compostas por cereais [integrais], leguminosas, verdes e pickles”, simplifica. Ao fundar O Macrobiótico, quis dar a conhecer “outra forma de estar na vida”, através de uma ementa cheia de cor e sabor, em parte baseada nos frutos e legumes vindos da loja dos pais, que têm há muito fornecedores selecionados e de proximidade. Ali, não se recorre a enlatados, garante. A lista de ingredientes contempla desde leguminosas secas até substitutos do açúcar, como tâmaras ou geleia de arroz.

Os produtos naturais e sazonais, sem gordura animal, dominam a carta do restaurante. (Fotografias de Artur Machado/GI)

O Macrobiótico fica situado na Rua do Bonfim.

Aquando da nossa visita, a sugestão do dia era hambúrguer de grão com maionese vegetal de abacate, coco e lima, arroz negro integral com ervilhas, salada prensada e salada fresca de tomate. Mas o menu é dinâmico. A cada dia, ao almoço, é servido um prato diferente. “Pode vir cá um mês seguido, que não repete” a refeição, diz Joana, acrescentando que pode fornecer uma alternativa, caso a proposta não seja do agrado do cliente – basta estar atento à informação publicada nas redes sociais e avisar com antecedência. Nos dias úteis, o menu de almoço, composto por sopa e prato, custa 9,50 euros (10 euros, com infusão; 12 euros, com sumo). Ao sábado, os preços começam em 12 euros (sopa e prato). As sobremesas, cujo valor ronda os 4,50 euros, são pagas à parte.

O espaço é acolhedor. A decoração inclui legumes, frutos e cereais em gesso, da escultora Iva Viana, livros, madeiras claras e tons verdes – a começar no armário de mercearia em que repousam artigos para venda, como azeite, vinho ou biscoitos. Com a pandemia, O Macrobiótico passou também a disponibilizar produtos congelados (incluindo refeições prontas), seguindo a habitual linha bio e vegan. Esses mantêm-se, assim como os serviços de takeaway e entrega ao domicílio. Quem for lá buscar comida pode levar o seu recipiente, evitando a embalagem biodegradável. Joana quer que seja um lugar “para as pessoas se sentirem bem e cuidarem delas”. Se puderem fazer o mesmo pelo ambiente, melhor.

O espaço inclui uma zona de mercearia biológica.

O restaurante da Invicta tem um menu do dia, ao almoço, a 9,50 euros.

Menu do dia desde 9,50 euros (sopa e prato)
Especialidades: hambúrgueres, tofu espiritual, lasanha de cogumelos shitake, alheira de cogumelos shitake
Sobremesas: cheesecakes, tiramisu, tarte de mousse de cacau

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Bonfim, 63, Porto (Bonfim)
Telefone
964246130
Horário
Das 12h às 18h, terça e quarta até às 16h. Encerra domingo e segunda.
Custo
() Preço médio: 15 euros; entregas ao domicílio: até cinco quilómetros, 2,50 euros; até dez quilómetros, 5 euros.


GPS
Latitude : 41.1486289
Longitude : -8.598061199999961




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend