No inverno do restaurante Semea, o fogo é interior

A entrada de lírio, halófitas e ovas, no Semea (Fotografia: DR)
A carta em vigor no restaurante do Grupo Euskalduna aposta na ideia de partilha e nos pequenos produtores nacionais. Com uma fatia do Douro portuense mesmo ali à frente.

Nos meses frios e chuvosos, o Semea dá descanso às brasas com que é hábito preparar os pratos no terraço, à vista do rio Douro e das encostas de Gaia, e aposta numa carta de interiores. Interior no aconchego dos sabores e no local da confeção, a cozinha deste restaurante do Grupo Euskalduna, do chef Vasco Coelho Santos. Mantém-se a aposta na criatividade assente em produtos sazonais de pequenos produtores nacionais, reforçando-se a presença na carta de comida de partilha.

O couvert traz pão de trigo da padaria Ogi (do grupo) e azeite, pão de baguete torrado com alho, e um cremoso parfait de frango moldado pela acidez do marmelo.

Nas entradas, repete-se a bem-vinda acidez – e doçura – na aliança de lírio, halófitas e ovas. O folhado de cogumelos com noisette e gema chega morno, amanteigado. O tártaro de arouquesa entra em sintonia com o salgado que vem do queijo São Jorge – um tratado sobre sabores lusos que tem o reverso geográfico na tortilha de chalota (carnuda, intensa) e salada de kimchi. Tudo em pequenas mas adequadas e celebradas porções.

Nove propostas formam o leque de pratos principais. Entre os vegetarianos, atenção especial ao pastel de brócolos e nabiças, com molho de vermute, um preparado quente e suave e aliado do inverno. Quanto à carne, venha o arroz de pato: a ave tem travo fumado, mantém-se o enfoque na cremosidade e as pepitas de pecorino elevam o sabor geral e acrescentam crocância.

Nas sobremesas, dá-se as boas vindas à sandwich de chocolate e avelã (um achado, peça compacta, chocolate denso e bolacha fina que não oferece resistência à boca) e gelado de limonete e aveludado bolo génoise onde se sente a presença da laranja, limão, limonete e toranja. O frio em dose certa, para não esquecer que lá fora há inverno.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Cais das Pedras, 15, Porto
Telefone
938 566 766
Horário
Das 18h30 às 24h de terça e sexta; das 13h às 15h e das 18h30 às 24h ao sábado.
Custo
() Preço médio: 32,50 euros


GPS
Latitude : 41.1445782
Longitude : -8.61254770000005

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend