Na nova meca do queijo em Lisboa há loja, provas, cursos e showcookings

Lisboa, 04/06/2020 - Decorreu hoje uma sessão fotográfica na nova queijaria de Lisboa, a Queijaria Machado, que abriu recentemente no Chiado com várias salas: provas, maturação, loja e refeições. O responsável é o João Machado. (Orlando Almeida / Global Imagens)
São mais de 50 queijos artesanais e DOP de todo o mundo, no Chiado. Na Queijaria Machado, nova morada obrigatória em Lisboa para os amantes de queijo, também cabem provas, showcookings, cursos, vinhos e outros produtos.

Debaixo das arcadas deste edifício histórico do século XVI, no Chiado, vivem agora mais de 50 referências de queijos artesanais e DOP de todo o mundo, dos franceses aos suíços, espanhóis, italianos, ingleses e, claro está, os portugueses. A Queijaria Machado chegou em março com o título de primeira concept store de queijo em Portugal, logo no início da pandemia, e mostra-se agora de portas reabertas, depois de ter estado em regime de entregas e takeaway nas últimas semanas.

À frente do espaço está João Machado, o cheesemonger (especialista em queijo) que está ligado à consultoria na área da aeronáutica há vários anos, mas que viu aqui a oportunidade para dar asas à paixão pelos queijos. Um interesse que começou desde novo em casa, na cozinha, despoletado pelos livros de Maria de Lourdes Modesto, e que se ampliou aos laticínios com as viagens gastronómicas que fez com o pai, pelo mundo.

A nova queijaria do Chiado. (Fotografias: Orlando Almeida/GI)

Entre as mais de 50 referências, há vários queijos DOP nacionais e do mundo.

João Machado, dono do espaço.

“Os portugueses gostam muito de queijo, mas sabem pouco sobre este”, explica o dono, falando sobre um tema com grande “complexidade”. E por isso mesmo, a versatilidade é chave nesta casa. Existe uma sala de afinagem, onde maturam e se controlam dezenas de queijos e vinhos; uma zona de showcookings e provas, com menus de degustação; e áreas de loja com produtos como azeites, pimentas, compotas, frutos secos ou mel. Mas também uma Training Room, onde decorrem cursos e workshops certificados pela parceira britânica Academy of Cheese, abertos a qualquer pessoa. O primeiro decorre já a 26 de junho, com abordagens à história, fabrico, finagem, distribuição, provas e harmonização.

“No mundo do queijo, o que manda é o nosso palato. É algo muito pessoal. Mas podemos sempre acrescentar valor com contexto, história, terroir, processo”, conta João, confiante na “oferta diferenciadora” do seu espaço, com queijos que vão dos amanteigados até aos 30 meses de cura, como é o caso do francês Comté e do italiano ParmigianoReggiano, ambos com leite cru de vaca. Quanto às referências DOP da produção nacional, bem representada neste novo espaço do Chiado, destacam-se, por exemplo, Queijo da Serra, de Serpa, São Jorge e de Évora, aos quais se juntam produções artesanais da Ilha do Pico, Covilhã e São Miguel, entre outros.

Na Queijaria Machado, pode comprar-se queijo mas também especializar-se no tema.

Queijaria Machado
Rua Vítor Cordon, 43 (Chiado)
Tel.: 213461877
Web: www.queijariamachado.com
Das 10h30 às 19h. Encerra segunda.
Preço: queijos desde 4,24€ por 200gr.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend