Na Boavista, a Glad é uma ode ao bom chocolate artesanal

(Fotografia: DR)
O aromático chocolate artesanal da Glad é inteiramente produzido na Boavista, Porto, numa pequena fábrica projetada por duas irmãs que querem dar a conhecer o verdadeiro sabor do cacau.

Dar a conhecer o verdadeiro sabor do cacau, respeitando as características associadas aos diferentes países de origem é a ambição das irmãs Marcella e Katrin Cavalcanti, que lançaram a marca de chocolate artesanal Glad em maio do ano passado. Ao mesmo tempo foi inaugurada a loja, na Rua António Bessa Leite, que funciona como ponto de venda e espaço de produção.

O projeto foi surgindo aos poucos nas vidas das irmãs brasileiras. Em 2015, Marcella, formada em engenharia, fez um curso de gastronomia em Nova Iorque e aproveitou a estadia na cidade para visitar uma fábrica de chocolate “bean-to-bar”, que lhe deu a conhecer o chocolate de especialidade. Em 2020, visitou os pais que vivem Portugal e, num momento em que Katrin também cá estava de férias, começaram a fazer chocolate em casa e a vendê-lo nas redes sociais, “com um nome e um processo de produção diferentes”, recorda Marcella. A partir daí, a paixão pela indústria do chocolate artesanal levou Marcella a fazer vários cursos e a visitar diversas fábricas pela Europa fora. Apesar de terem conhecido o chocolate de especialidade já em idade adulta, as duas irmãs sempre foram consumidoras do doce – culpa da sua ascendência suíça, refere Marcella entre risos.

As irmãs Cavalcanti são as responsáveis pela marca. (Fotografias: DR)

Todo este percurso culminou na Glad, que combina os “melhores grãos de cacau com ingredientes de origem consciente” para dar forma às tabletes das primeiras linhas da marca, a Origens e a Sabores. A Origens, como o nome indica, foca-se na proveniência dos grãos, que chegam da República Dominicana, Nicarágua, Madagáscar e Equador, e dão forma a chocolates “single origin”, ou seja, com cacau de uma só plantação. Já a linha Sabores junta os “single origin” a ingredientes como amêndoas do Alentejo, sal marinho de Castro Marim, framboesas, café, aveia e nibs de cacau. A oferta da marca inclui ainda uma surpreendente infusão de cascas de cacau e nibs de cacau da República Dominicana.

Quem quiser conhecer toda a gama e o funcionamento da pequena fábrica de chocolate pode participar nas oficinas que acontecem dois sábados por mês. A visita dá direito a conhecer a história da Glad, espreitar a produção, personalizar uma tablete e fazer uma prova de chocolates.

Aqui, trabalham-se grãos de cacau de origens como República Dominicana, Nicarágua, Madagáscar e Equador.

O leque variado de chocolates pode comprar-se no espaço da Glad, situado na Rua António Bessa Leite.

Glad. Rua António Bessa Leite, 1468, Loja 14, Porto. Tel.: 910 782 616. Das 10h às 17h, de terça a sexta; até às 15h ao sábado. Encerra domingo e segunda. Preço: tabletes desde 7,95 euros. Oficinas a 25 euros/pessoa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend