Michelin atribui esta segunda as estrelas para Portugal e Espanha

Michelin atribui esta segunda as estrelas para Portugal e Espanha
Há um ano, a Casa de Chá da Boa Nova subiu às duas estrelas. (Foto: Adelino Meireles/GI).
Os distinguidos no Guia Michelin 2021 são revelados esta segunda-feira, numa cerimónia virtual a partir de Madrid. Neste momento, Portugal tem sete restaurantes com duas estrelas e vinte com uma estrela.

A Michelin anuncia esta segunda-feira, dia 14, quais os restaurantes distinguidos com uma, duas e três estrelas na edição de 2021 do guia Espanha e Portugal, numa cerimónia que será transmitida de forma virtual a partir de Madrid. Agendado para as 19h00 em Portugal, uma hora mais tarde em Espanha, o anúncio dos restaurantes distinguidos no Guia Michelin Espanha e Portugal 2021 será transmitida em direto a partir da Real Casa de Correos, na Porta do Sol, Madrid, através da plataforma galaguia.michelin.pt.

A realização da cerimónia em formato virtual deve-se às restrições impostas pela pandemia de covid-19, que também fizeram atrasar em algumas semanas o lançamento do guia, normalmente lançado em novembro, e que chegará esta terça-feira às bancas. De acordo com a agência de notícias espanhola, Efe, que cita fonte da Michelin, na edição do próximo ano há um aumento “razoável” de restaurantes distinguidos com duas estrelas (‘cozinha excecional, merece o desvio’) e um crescimento “alto” de uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’).

Além disso, será atribuída uma nova distinção, a estrela verde, que premeia os restaurantes pela sua sustentabilidade. Também haverá perdas de estrelas, a maioria por encerramentos, e “uns poucos” por baixa dos padrões exigidos pelos inspetores da Michelin.

Na edição de 2020, Portugal conta com sete restaurantes com duas estrelas e 20 com uma estrela. É esperada a perda da estrela que detinha o restaurante ‘São Gabriel’ (Almancil, Algarve), que fechou portas em novembro passado, após ter sido vendido.

Em abril, Gwendal Poullenec, diretor internacional do Guia Michelin, editado em 32 países, assegurou que os inspetores teriam um critério “flexível e realista” na avaliação dos restaurantes em contexto de pandemia, que afetou duramente o setor da restauração. Segundo o responsável, os inspetores serão “flexíveis, sensatos, respeitosos e realistas” e oferecerão o seu apoio para contribuir para a recuperação dos restaurantes.

 

Veja aqui a lista completa de restaurantes distinguidos com estrela Michelin:

Uma estrela Michelin
A Cozinha, António Loureiro, Guimarães
Antiqvvm, Vítor Matos, Porto
Bon Bon, Louis Anjos, Carvoeiro
Epur, Vincent Farges, Lisboa
Fifty Seconds, Martin Berasategui, Lisboa
Eleven, Joachim Koerper, Lisboa
Feitoria, João Rodrigues, Lisboa
Fortaleza do Guincho, Cascais
G Pousada, Óscar Geadas, Bragança
Gusto by Heinz Beck Heinz Beck, Almancil
Lab by Sergi Arola, Sergi Arola, Sintra
Largo do Paço, Tiago Bonito, Amarante
Loco, Alexandre Silva, Lisboa
Mesa de Lemos, Diogo Rocha, Viseu
Midori, Pedro Almeida, Sintra
Pedro Lemos, Pedro Lemos, Porto
São Gabriel, Leonel Pereira, Almancil
Vistas, Rui Silvestre, Vila Nova da Cacela
Vista, João Oliveira, Portimão
William, Luís Pestana, Funchal

Duas estrelas
Alma, Henrique Sá Pessoa, Lisboa
Belcanto, José Avillez, Lisboa
Casa de Chá da Boa Nova, Rui Paula, Leça da Palmeira
Il Gallo d’Oro, Benoît Sinthon, Funchal
The Yeatman, Ricardo Costa, Vila Nova de Gaia
Ocean, Hans Neuner, Porches
Vila Joya, Dieter Koshina, Albufeira




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend