Já se conhece o Melhor Pastel de Nata de Lisboa. Saiba como é feito

Já se conhece qual é Melhor Pastel de Nata de Lisboa. Saiba como é feito
A Pastelaria Santo António venceu a edição de 2019 do concurso Melhor Pastel de Nata no Peixe em Lisboa. Chegam a vender-se 4000 unidades por dia. O chef pasteleiro conta qual é o segredo.

É assim há 11 anos e desta vez não foi diferente. O concurso para apurar o Melhor Pastel de Natal da capital decorreu esta quarta-feira no Peixe em Lisboa, festival gastronómico que acontece até dia 14 no Pavilhão Carlos Lopes, e premiou uma casa relativamente recente em Lisboa. Trata-se da Pastelaria Santo António, que abriu há dois anos na Rua do Milagre de Santo António, próxima do Castelo de São Jorge.

Foram os seus pastéis de nata que venceram a prova, na qual participaram 12 fabricantes na final. «Quando se concorre a algo deste género, espera-se ganhar, mas nunca se sabe, no meio de tantos participantes bons. Nós temos confiança na qualidade do nosso produto mas não sabemos como é a dos concorrentes», explica à Evasões Luís Ascenção, o chef pasteleiro desta casa, satisfeito com a distinção no Peixe em Lisboa. «É um reconhecimento do nosso empenho, da qualidade do produto e do nosso foco, que tem sido sempre o pastel de nata», conta o responsável.

Fotografias: Peixe em Lisboa

Fotografias: Peixe em Lisboa

Na verdade, a receita final para os pastéis de nata desta casa foi apurada antes de a Pastelaria Santo António ter aberto portas. «Antes disso, estivemos dois meses a acertar na receita certa», revela Luís. Sobre a forma como é feita, diz: «São feitos com muito respeito pelo produto, que é um dos mais conhecidos na doçaria portuguesa. Respeitamos muito o açúcar, o ovo, a farinha. Todos os ingredientes. E depois tem sempre o nosso dedo, a nossa mão», revela. O que se pretende é que a massa folhada esteja sempre crocante e com pouca gordura. Já o creme do pastel «quer-se o mais liso possível e não muito intenso, sem se sobrepor o sabor a limão nem a canela», conta o responsável.

Na Pastelaria Santo António, servem-se outros bolos e salgados, todos de fabrico próprio, assim como pão, gelados e sorvetes, por exemplo. Mas são, claramente, os pastéis de nata os reis da companhia, ao preço de um euro a unidade. Num dia de muita afluência, chegam a vender-se, só num dia, quatro mil unidades por dia. Palavras para quê? Os números falam por si.

 

Pastelaria Santo António

Rua do Milagre de Santo António, 10, Lisboa.
Das 08h00 às 20h00. Sexta e sábado, até às 21h00.
Pastel de nata a 1€ a unidade.
21 887 1717

 

Leia também:

Está eleita a Melhor Patanisca de Lisboa
7 planos para fazer este fim de semana em Lisboa
Peixe em Lisboa reúne em abril chefs de todo o mundo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend